Mix

Exposição leva público ao universo dos insetos

Exposição objetiva reforçar a importância dessa classe animal para o ecossistema -- inclusive para a espécie humana
Exposição leva público ao universo dos insetos
O raro besouro gigante Titanus Giganteus é destaque na exposição. Crédito da foto: Instituto Biológico do Estado de SP

O Museu do Instituto Biológico do Estado de São Paulo, localizado na Vila Mariana, zona sul da capital paulista, exibe por tempo indeterminado o “Planeta Inseto”. Trata-se do único zoológico do País dedicado exclusivamente aos insetos.

Essa exposição tem como objetivo mostrar não apenas as particularidades do universo desta classe animal, mas principalmente reforçar sua importância para o ecossistema, inclusive, para a espécie humana.

Leia mais  CCBB recebe exposição com peças resgatadas do fogo no Museu Nacional

 

Um passeio que agrada não apenas as crianças, mas também os adultos, o “Planeta Inseto” permite, por exemplo, que os visitantes vejam como o bicho-da-seda produz a linha, como as formigas se organizam dentro de uma pequena sociedade ou como as abelhas fabricam mel.

Outras atividades mais inusitadas também fazem parte do roteiro, tais como a observação de insetos mais raros (por exemplo o besouro gigante “Titanus Giganteus”), ou assistir a uma corrida de baratas. Tudo de maneira lúdica e interativa, sensibilizando o público de maneira a gerar empatia perante a espécie.

Painéis interativos, microscópios para observação de insetos minúsculos e conteúdo digital também estão à disposição dos visitantes. O Planeta Inseto funciona dentro do Museu do Instituto Biológico do Estado de São Paulo.

O projeto é coordenado pelo Instituto Biológico (IB-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Serviço

Museu do Instituto Biológico
Avenida Doutor Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, São Paulo (SP)
De terça a domingo, das 9h às 16h (sujeito a alterações aos feriados)
Informações no site do museu (www.planetainseto.com.br), pelo e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br e pelo telefone (11) 2613-9500 / 2613-9400

Comentários