Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia do Balonismo

Dia do Balonismo é comemorado em 8 de agosto no estado de São Paulo

08 de Agosto de 2020 às 18:30

Dia do Balonismo é comemorado em 8 de agosto no estado de São Paulo

Balões durante voo. Crédito da foto: Pxhere

O Dia Estadual de Balonismo Bartholomeu de Gusmão é comemorado neste 8 de agosto em São Paulo. A data foi instituída em 1999 pelo governador Mário Covas, em reconhecimento à contribuição do "Padre Voador".

Dia do Balonismo é comemorado em 8 de agosto no estado de São Paulo

Bartholomeu de Gusmão. Crédito da foto: Reprodução

Em 8 de agosto de 1709, o padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão apresentou diante da corte, na Sala das Embaixadas do Palácio Real de Lisboa, um protótipo do primeiro balão de ar quente no mundo. Um teste ao ar livre, com um balão de tamanho real, foi feito em 3 de outubro de 1709, provando que seria possível ao homem voar.

O teste aconteceu no Pátio da Casa da Índia. O balão ganhou altura e pousou no Terreiro do Paço Real. Foi a prova que o inventor descobrira o aeróstato a ar quente.

Bartholomeu Lourenço de Gusmão nasceu em Santos no dia 18 de dezembro de 1685. Bacharel e doutor em Direito Canônico, o paulista falava latim, francês, italiano e tinha noções de grego e hebraico.

A santista faleceu em 18 de novembro de 1724, no Hospital da Misericórdia de Toledo, na Espanha. O corpo foi sepultado na Igreja de São Romão. Os seus restos mortais estão na cripta da Catedral da Sé de São Paulo. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos