Mix

Como saber se a ave está com calor

Caso a ave tenha que enfrentar longos períodos de calor, ela pode sofrer de hipertermia
Como saber se a ave está com calor
A ave mudará seu comportamento se sofrer com a temperatura. Crédito da foto: Divulgação / Portal melhores amigos

As aves também sofrem com o calor. Ariane Parra, médica veterinária especializada em animais silvestres e exóticos da clínica Pet Exótico, orienta que é importante aferir a temperatura do pet com termômetro comum ou com sensor. “A avaliação da temperatura apenas tocando na ave é imprecisa, porque, como a temperatura da ave é maior que a nossa, pode parecer que ela está quente sem realmente estar.”

A ave vai alterar seu comportamento se estiver sofrendo com a temperatura. A principal mudança é em relação a sua respiração. “Ela fica ofegante, e ocorre a respiração de bico aberto. As aves também mantêm as asas distantes do corpo.”

A tolerância destes bichinhos à temperatura está ligada ao seu habitat natural. Pinguins, por exemplo, toleram baixas temperaturas e não toleram altas. Já o avestruz é mais eclético: ele tolera as grandes variações de temperatura do deserto, com altas temperaturas durante o dia, e baixas durante a noite.

Leia mais  Coreia do Norte - A Mente do Ditador

Em épocas de calor extremo, como neste último verão, há diversas medidas que os donos podem tomar para que o pássaro não passe calor. Ariane dá algumas sugestões: “sempre forneça água fresca, e deixe-as em local bem ventilado e sombreado. Também podemos oferecer água para banho, ou borrifar delicadamente água nelas”.

Também é possível usar ventiladores ou ar-condicionado, desde que alguns cuidados sejam tomados. “O ar-condicionado pode ser usado se a ventilação não for direta na ave, e se a temperatura permanecer entre 23ºC e 24ºC. O ventilador também, se o vento não for direto nela. Além disso, a ave deve estar presa na gaiola, para evitar acidentes como a ave se assustar, voar e se chocar com a pá do ventilador.”

Caso a ave tenha que enfrentar longos períodos de calor, ela pode sofrer de hipertermia, o aumento excessivo da temperatura. Por isso, é importante levar ao médico veterinário nestas situações, para que ela possa ser tratada. (Fonte: Portal Melhores Amigos)

Comentários