Mix

Chocolate é totalmente proibido para os cães

Chocolate é totalmente proibido para os cães
Mesmo se seu pet fizer “carinha de pidão”, resista. Crédito da foto: Divulgação

A Páscoa será oficialmente comemorada neste domingo (4) e não são poucos os tutores de cães que não resistem a agradar seus bichinhos com um pedacinho de chocolate. Então, fica o alerta: cães não podem nem devem comer chocolates! Isso porque neles há uma substância tóxica que pode ser extremamente prejudicial à saúde do animal.

“O cacau possui teobromina, que é tóxica para os cães. No organismo dos cachorros essa substância é facilmente absorvida pelo estômago e intestino, mas é eliminada de uma maneira mais lenta que em humanos. Assim, as consequências da ingestão do cacau e do chocolate nos cães demoram a desaparecer”, diz Tiago Ladeiro de Almeida, coordenador do curso de medicina veterinária da Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

Os cães podem apresentar sintomas de intoxicação como diarreia, vômito, febre, aumento da ingestão de água e do volume de xixi, além de sintomas cardíacos e respiratórios, independentemente da quantidade de chocolate ingerida. Ele diz que é muito comum cães com vômitos e intoxicação por chocolate no pós-Páscoa.

Leia mais  A angústia de quem não consegue atuar

“Tutores devem manter chocolates fora do alcance dos cachorros, mesmo que eles olhem com ‘carinha’ de vontade. Em caso de ingestão acidental de chocolate, os tutores devem procurar um veterinário imediatamente. Apenas o profissional poderá indicar o melhor tratamento para o pet”, ressalta o veterinário. (Da Redação)

Comentários