Mix

Cães precisam de escovação regular do pelo para manter a saúde

Retirada de pele morta e a redução do acúmulo de sujeira são alguns dos benefícios desse cuidado
Cães precisam de escovação regular do pelo
Pelos desembaraçados aumentam o bem-estar dos cães. Crédito da foto: Divulgação

A escovação é muito importante para a saúde e o bem-estar do cãozinho. Principalmente para aqueles mais peludos, pois previne que bolas e emaranhados de pelos se formem. Uma boa escovação pode, inclusive reduzir a frequência de banhos.

“A escovação regular faz com que os cachorros não tenham tantos nós nos pelos, evitando acúmulos de sujeira, pele morta e qualquer coisa que possa se agarrar a eles”, afirma a médica-veterinária Mayara Ramos da Silva. “Em alguns casos, o acúmulo de sujeira pode até causar certas dermatites na pele do animal”.

De toda forma, cuidado na hora de comprar uma escova. Há diversos modelos, indicados parar diferentes pets e pelos. A escova de pinos, também conhecida como escova de aço, é uma das mais populares. É ideal para animais com pelos de tamanho médio e longo. Por contar com pinos mais espaçados, o que facilita a eliminação de nós, é indicada também para pelos encaracolados ou que se assemelham à lã.

A escova de cerdas é versátil e excelente para diversos tipos de pelagens. Com ela, a escovação é mais leve, deixando o pelo mais brilhante e sedoso. Há diferentes versões: se o pelo for grosso, por exemplo, escolha uma com cerdas duras. Se o pelo for longo, prefira as cerdas maiores.

Cães precisam de escovação regular do pelo
Uma boa escovação pode reduzir a frequência de banhos. Crédito da foto: Arquivo JCS

Para cachorros com pelagem mais curta e suave é indicado o uso de pentes. Há vários modelos, dos mais finos semelhantes aos de humanos aos mais grossos, que cabem na mão. Além de retirarem pelos mortos, ajudam o pet a relaxar, pois seu toque é macio e funciona tal qual uma massagem.

Específicas para retirar pelos embaraçados ou mortos, as rasqueadeiras usualmente são utilizadas após a escovação principal. Com cerdas finas e de metal, possui um toque áspero, portanto, é necessário ter atenção com ela. Antes de utilizá-la, peça auxílio a um especialista, pois alguns cães, como os de pele fina, podem se machucar.

Os modelos furminators, bastante conhecidos, se diferenciam pela eficiência na retirada de pelos mortos. Também conseguem distribuir uniformemente o óleo natural da pelagem. São, enfim, como uma rasqueadeira retrátil.

Conforme aponta Mayara, deve-se tomar cuidado ao escolher a escova ideal para seu cachorrinho. “Peça sempre o auxílio de um profissional da área e cuidado para não ferir a pele do seu amigão”, alerta. (Portal Melhores Amigos)

Comentários