fbpx
Mix

Arranhadores evitam móveis danificados e garantem unhas bem afiadas

Gatos aprendem sozinhos a utilizar o arranhador, mas em alguns casos é preciso guiar o felino
Arranhadores evitam móveis danificados
Manter as unhas afiadas faz parte do instinto dos gatos. Crédito da foto: Pixabay.com

Você compra um lindo arranhador para seu gato. Cheio de detalhes e tem certeza que ele irá adorar. Num primeiro minuto, a novidade atrai o bichano. Mas algum tempo depois lá está ele novamente afiando suas garras nos braços do sofá.

Então, o que fazer para evitar que ele deixe de estragar os móveis e utilize o arranhador. O adestrador Roberto Martins lembra que os felinos têm o instinto de manterem suas garras afiadas. “Os arranhões também é uma das formas do seu animal de estimação marcar território”, afirma Martins.

Martins afirma que gatos até aprendem sozinhos a utilizar o arranhador, “mas em alguns casos precisamos de guiar o felino a fazê-lo”. O adestrador explica que se o gato parece ter um gosto especial em arranhar algum móvel ou sofá em concreto, esse será o local ideal para o colocar.

Leia mais  Paulinho, um peludo protetor, espera uma família adotiva

Outra estratégia é colocar uma bola, um espanador ou um rato pendurado no arranhador para incentivar o felino a aproximar-se e a usar o novo objeto, pois irá despertar a sua curiosidade.

“Mas existem alguns gatos parecem não querer utilizar o arranhador que você lhe trouxe com tanto carinho”, lembra Martins. “Não se desespere, o seu gato precisa de mais tempo para entender o seu funcionamento, é algo habitual. Se o seu gato parece não estar de todo interessado pode utilizar alguns truques”, explica.

Uma estratégia é impregnar o arranhador com o cheiro do gato. “Esfregue a manta onde ele dorme contra o arranhador para que sinta como algo seu e tenha o instinto natural de se esfregar contra ele.”

Juntar-se às brincadeiras, felicitar o gato toda vez que ele se aproximar para afiar as unhas no arranhador, quando ele estiver arranhando um móvel, principalmente se for filhote, pegá-lo e leva-lo ao arranhador, nunca dar bronca. “Todas essas dicas devem ser seguinda com regularidade e muita paciência e sem exaltação”, explica Martins. (Portal Melhores Amigos)

Comentários

CLASSICRUZEIRO