Mix

Aquário de água doce: ideal para iniciantes

Eles são mais do que um objeto de decoração e especialista dá dicas sobre a arte do aquarismo
Aquário de água doce: ideal para iniciantes
A luz é importante, mas como os peixes não têm pálpebra, é indispensável que elas sejam desligadas durante a noite para que eles possam dormir. Crédito da foto: Pixabay.com

Um aquário é mais que um objeto decoração. Trata-se um pequeno ecossistema que precisa de dedicação paciência, responsabilidade e cuidados diários. Não fique imaginando que um aquário é algo que basta montar e acabou. Os de água doce são mais comuns e fáceis de cuidar, sendo o recomendado para iniciantes, segundo Willian Sugai, Diretor de Comércio da Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia (Abla).

É possível montar tranquilamente um aquário em casa. Basta seguir algumas instruções. O primeiro passo é escolher o tamanho que deseja ter. Escolha um tamanho que seja adequado para o seu bolso. Após comprar, escolha um local na casa para colocar o aquário. “Evite ambiente com luz solar diretas. Prefira locais com tomadas próximas, mantenha longe de animais e coloque num móvel estável e resistente e sem obstáculos que dificultem a manutenção e limpeza”, aconselha Sugai.

Leia mais  Transportes por aplicativos reduz mortes no trânsito

Lista de compras

Na lista de compra é preciso ter filtro, cascalho, termômetro, sifão, redinha, pedras e plantas ornamentais. Sugai explica que o filtro pode ser externo ou interno e é fundamental para o bom funcionamento e ambiente interno do seu aquário, pois “uma boa movimentação e circulação da água são essenciais para a eficiência da filtragem, oxigenação e consequentemente a estabilidade biológica do aquário.”

O cascalho ideal é o preto de basalto com diâmetro em torno de 2 mm que são ótimos para fixar as plantas artificiais e dão contraste com os peixes coloridos. O basalto também alcaliniza a água ligeiramente ajudando na estabilidade do pH da água. Faça uma camada sobre o fundo do aquário com espessura de 4 a 6 cm, “enterrando” o caule das plantas artificiais no cascalho, que pode ter uma variedade de cores.

Aquário de água doce: ideal para iniciantes
É preciso estudar o comportamento das espécies antes de colocá-las juntas. Crédito da foto: Pixabay.com

Outro item essencial é o termômetro, ele serve para controlar a temperatura dentro do aquário, que deve estar sempre entre 22 e 28 graus Celsius. “O iniciante precisa colocar peixes que sejam compatíveis entre si em todos os quesitos água, agressividade, temperatura, esse é um dos segredos”, revela o especialista.

Leia mais  22 vezes em que Os Simpsons previram futuro – incluindo episódio de GoT

As luzes de led são importantes pois os peixes precisam de luz para viver, mas também precisam de escuridão para dormir pois não tem pálpebra. Então, fique atento à iluminação, desligando tudo durante a noite.

Para a manutenção do aquário é esencial ter um sifão. Como explica Sugai, o item tem uma mangueira com diâmetro menor e um tubo na ponta de diâmetro maior, que serve para aspirar o fundo do aquário. “É um dos itens mais importantes para a sua manutenção, pois retira a sujeira e a água que precisa ser substituída”, alerta.

Também para a manutenção do aquário, a redinha será usada para retirar peixes ou restos de planta. Falando nisso, as pedras precisam ser neutras para não interferir no pH da água. Já as plantas é recomendado ser artificiais pois não necessitam de iluminação especial nem injeção de CO². plantas precisam de cuidados como fertilização, iluminação, CO².

Leia mais  Procon Sorocaba aborda estratégias para fortalecer atendimento na RMS

Com essas dicas iniciais já é possível montar um aquário de água doce. Sugai orienta que o ideal é que os iniciantes conversem sempre com aquaristas mais experientes. Casas especializadas em peixes e fóruns na internet são ótimas fontes de informações. (Portal Melhores Amigos)

Comentários