Buscar no Cruzeiro

Buscar

Se liga!

Jovem de São Roque relata a experiência de viajar de moto por países da América

05 de Outubro de 2019 às 00:01

Aventura solidária

Matheus de Oliveira fará relatos de sua experiência como viajante sobre duas rodas. Crédito da foto: Divulgação

 

Após percorrer 17 países das três Américas, com uma moto Yamaha Crosser 150 cc, entre julho de 2017 e julho deste ano, somando 52.500 km em 728 dias, o advogado, escritor e palestrante Matheus Nunes de Oliveira, 25 anos, de São Roque, fará relatos de sua experiência como viajante sobre duas rodas e de seus projetos sociais de combate à fome, com o objetivo de estimular pessoas a praticarem a solidariedade e também irem em busca de seus sonhos.

Desde sexta-feira (4) e até o dia 13 deste mês, ele estará na loja Yamaha do Iguatemi Esplanada, onde irá expor a motocicleta, sua companheira de viagem, fotos e vídeos de sua jornada por 24 Estados brasileiros, depois Peru, Equador, Colômbia, Guatemala, Panamá, México, até chegar aos Estados Unidos e dali (de avião) para o Canadá.

No retorno às terras brasileiras, de moto, passou pela Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Pernoitava em casas de família, de motociclistas, de amigos e em entidades assistenciais, entre outras acolhidas, e relata que teve contato com mais de 10 mil pessoas das mais variadas etnias e culturas.

“Fui bem acolhido em todos os lugares, conhecer outros países e conviver com seus habitantes é maravilhoso. A maior emoção, porém, foi voltar para casa, rever a minha família. Voltei mais brasileiro”, afirma Matheus. Em vários lugares onde esteve, fez palestras motivacionais e estimulou as pessoas a doarem alimentos para entidades assistenciais e famílias carentes.

A inspiração

 

Aventura solidária

Foto publicada quando a conta do Instagram do projeto alcançou 22 mil seguidores. Hoje são mais de 26 mil. Crédito da foto: Divulgação

 

Esta foi a segunda viagem dele com o mesmo propósito. Anteriormente, Matheus viajara de bike de São Roque até Buenos Aires, depois de ter emagrecido 40 quilos em seis meses, uma vivência que resultou no projeto “Américas 100 Fome” e em seu primeiro livro “Emagrecendo e superando limites”.

Durante sua viagem pelas Américas, ele vendeu exemplares desse livro que já teve duas edições esgotadas. Agora, está finalizando o segundo livro no qual irá relatar sua jornada pelas Américas nesses dois anos viajando com a moto.

Antecipou que o título deverá ser “Acelere seus sonhos”, com o mesmo objetivo de incentivar as pessoas a buscarem a concretização de seus ideais, aprendendo a superar obstáculos e vencer barreiras, quaisquer que sejam.

Aventura solidária

Durante a viagem Matheus teve contato com milhares de pessoas das mais variadas culturas. Crédito da foto: Divulgação

 

Situações inusitadas

Matheus conta que, entre outras situações inusitadas, nessa viagem pelas Américas, ele conviveu com indígenas, tomou banho de lama e comeu ouriço do mar. Visitou lugares turísticos consagrados, parques e sítios arqueológicos e passou por estradas praticamente desertas.

Emocionou-se com os exemplares da cultura maia, inca e asteca, no México, na Guatemala e no Peru. “São lugares que nos proporcionam uma sensação diferente, única.”

Rodou o México de ponta a ponta e trouxe excelentes lembranças das acolhidas dos mexicanos em Cancun, Merida, Tijuana e Tequila, e incluiu no roteiro a Península de Yucatan.

Aventura solidária

Visitas a parques, como o Cenote Chihuán, no México, fizeram parte do roteiro. Crédito da foto: Divulgação

 

Experiências

Nos Estados Unidos, percorreu a Rota 66 e encantou-se com o Grand Canyon, para ele “impressionante, de uma beleza rara”. Esteve também em Los Angeles, Hollywood, Santa Monica e Las Vegas.

“Da Colômbia para o Panamá foi de avião, com a moto também transportada a bordo de uma aeronave. “Meu sonho sempre foi viajar para conhecer pessoas e ter muitos amigos. E faço isso fomentando a solidariedade e a doação de alimentos”, finaliza Matheus. (Cida Vida)

Para saber mais sobre esse jovem aventureiro e solidário, acesse o site dele, o Facebook Matheus Oliveira - Explorando América Latina e mande mensagens para o e-mail: [email protected]


Galeria

Confira a galeria de fotos