A hashtag pode alavancar o seu negócio

Ferramenta é usada para engajar um post ou atrair novos seguidores, ideal para quem trabalha com redes sociais

Por Cruzeiro do Sul

As redes sociais oferecem diversas formas para que empreendedores alcancem o público desejado.

Não basta apenas fazer postagens, se você quer alavancar o seu negócio usando as redes sociais, precisa traçar estratégias. Uma delas é o uso de hashtag. Mas, afinal, o que são as hashtags? A especialista em vendas nas redes sociais e empresária palestrante Camila Silveira ensina como usar o recurso. Ela começa dizendo que essa é um recurso que ajuda a atrair maior engajamento a um post, podendo, inclusive, atrair novos seguidores.

“As hashtags são palavras chaves que determinam alguns interesses que geram uma capacidade de busca tecnológica quando antecede o símbolo # ( cerquilha ) digitalmente chamado de “hashtags”, explica a especialista. Porém, continua ela, isto pode ser uma grande estratégia, quando usada com exatidão na interpretação e adequação de captura, ou pode ser um grande problema, se utilizada de forma contrária. “Pode parecer estranho, mas a diferença de um verbo nesta utilização pode ocasionar o engajamento intenso de concorrentes e nenhum cliente em seu post”, pondera a especialista.

O uso do símbolo é uma forma de direcionar o conteúdo de sua marca ou serviço para o público alvo desejado. Assim a hashtag é uma ferramenta de engajamento, já que vai entregar o conteúdo com mais precisão e os famosos algoritmos são os responsáveis por essa interação. “Para esta confirmação, vamos ilustrar duas situações, se eu pegar um usuário de redes sociais com interesse em gamer, vejo na aba de explorar uma concentração de post deste assunto, ou de estudos, ou qualquer outro tema que descreva meu comportamento digitalmente durante o uso das redes. Vamos imaginar um trânsito com 3 bilhões de carros controlados digitalmente por um conjunto de ações (chamado de algoritmo) e avenidas sem nenhuma placa de identificação, os mesmos passam a ficar sem direção e perdidos pelo grande volume do fluxo de trânsito, as hashtags desta maneira lúdica desempenham exatamente o papel das placas que direcionam o trânsito de acordo com o interesse de destino do percurso de cada carro”, pontua.

Dicas de uso

“Antes de pensar em hashtags indico que faça uma lista identificando muito bem as palavras que definem quem é o seu cliente, os seus costumes, dores, desejos e hábitos”, orienta Camila. Com esta lista feita, saber que estas palavras chaves são as “placas” que irão identificar o caminho da postagem até os clientes em potencial. Mais uma vez a estratégia para otimizar os resultados está presente e a escolha das hashtags é fundamental para atingir os objetivos de visibilidade. “Cada plataforma tem um limite de uso diário onde a união de duas (hashtags) por cada assunto citado é o suficiente, devendo ser sempre diversificada entre as postagens. Por isso, quanto maior o número de palavras identificar, mais grupos de utilização vão estar prontos facilitando o trabalho”, esclarece.

Ainda há outros recursos para aumentar o alcance de uma postagem, como a marcação de locais. Camila explica que não basta apenas marcar o local que sua empresa ou produto está. “Muitas pessoas cometem o erro de não utilizar este recurso de forma planejada e estratégica, usando apenas com o local onde está situado. Basicamente, nas redes sociais, existe um fator determinante único para o erro que é: ‘sempre que eu penso em mim ou na minha empresa, agirei errado nas ferramentas digitais’. Pois elas são um recurso exclusivo para identificar meu cliente e não o inverso.” Para quem está nas redes buscando vender, identificar onde está, normalmente, irá atrair pessoas que estejam próximo do anunciante. Mais uma vez a responsabilidade é dos algoritimos. “Dessa forma, possivelmente, as pessoas terão mais facilidade de acesso à minha empresa ou produto. Mas levar meu post por meio de uma hashtags na localização que meu cliente está, independe de qual local, será a forma correta de trazer resultados. Para isto, em meus grupos ter opções de cidade é extremamente valioso”, afirma.

Camila ainda dá outra dica e diz que usar uma hashtag de um assunto em alta também pode ser uma ótima estratégia para conectar o seu segmento e produto a novos seguidores. “Lembrando que com inteligência e dentro das diversas formas de postagens, podemos buscar gatilhos de conexão e estar onde diariamente existe uma maior concentração de pessoas que me interesse por uma infinidade de assuntos que já estão engajados. Outra opção que pode ser utilizada com critérios são sites que definem e revelam as hashtags de maior entrega separadas por tema e para isto indico o Best Hashtags ou o Tagsfinder”, finaliza. (Da Redação)