Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bichos

Peixes faxineiros: eles limpam o aquário

17 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
O cascudo é uma espécie conhecida por fazer a higiene do ambiente.
O cascudo é uma espécie conhecida por fazer a higiene do ambiente. (Crédito: ARQUIVO JCS)

Cascudos, coridoras, caramujos, camarões, lesmas, pepinos-do-marà Espécies que ajudam a promover a limpeza são essenciais para manter um ambiente saudável e belo dentro de um aquário de água doce ou de um aquário marinho. Mas muitos criadores ainda se deparam com dúvidas como “quais opções existem no mercado?”, “como cada espécie promove a limpeza?” ou “qual é a melhor espécie para o meu aquário?”

Diferentemente do que muitos acreditam, nenhuma espécie que faz a limpeza de aquários vive de comer dejetos de outros peixes, ensina Ivan Silva, vice-presidente da ABLAquariofilia (Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia). Segundo ele, a limpeza funciona, na maioria das vezes, de outra forma.

“Essas espécies procuram alimentos na areia, rochas e plantas. Algumas vão atrás de pequenos vermes e crustáceos; outras, de algas e restos de plantas. E acabam por remexer o fundo do aquário, soltando as sujeiras, que irão para o filtro ou que serão melhor degradadas pelas bactérias boas presentes no cascalho”, diz Silva.

O especialista também alerta que o serviço pesado de limpeza não pode ser deixado apenas na mão desses “funcionários”. “O aquário precisa ter filtros bons e bem dimensionados, bactérias de limpeza (que são vendidas em frascos e que fazem muita diferença na degradação da sujeira), troca de água regular (a cada 15 dias) e presença de um bom raspador, esponja e limpador magnético”, afirma. (Da Redação)