Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba atinge 7º lugar em testes de sífilis e HIV

08 de Janeiro de 2020 às 00:01

Cerca de 55 mil testes rápidos foram fornecidos às unidades de saúde. Crédito da foto: Fábio Rogério (14/12/2019)

Sorocaba alcançou o 7º lugar no Estado de São Paulo entre as cidades que mais realizaram testes de sífilis e HIV em 2019. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SES), cerca de 55 mil testes rápidos foram fornecidos às unidades de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). Houve um aumento de 55% em testes, em comparação com o ano de 2018. Ou seja, 35 mil testes a mais.

Segundo a SES, durante o ano foram realizadas 44 ações extramuros para conscientizar a população sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Foram feitas ações na praça central, nas escolas estaduais, municipais, técnicas e universidades. O trabalho também foi atuante nos eventos LGBT e de outras representações sociais, em penitenciárias, em instituições de apoio a pessoas em situação de rua, em associações e sindicatos, no SESC e Poupatempo, em shoppings, baladas e shows, além dos eventos do Carnaval.

De acordo com o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, a atual gestão qualificou 725 profissionais das áreas da saúde e educação em 32 capacitações. “O objetivo foi a sensibilização e qualificação dos enfermeiros para tratamento da sífilis, dos agentes comunitários de saúde, dos profissionais das unidades de urgência e hospitais e maternidades. E também dos trabalhadores da Atenção Básica para realização de testagem rápida e aconselhamento, dos docentes e alunos de universidades parceiras”, explica o titular da pasta.

Três encontros de qualificação dos docentes de ciências e orientadores pedagógicos das escolas municipais de anos finais foram feitos. O resultado da ação originou um projeto de educação em saúde sexual com metodologia específica que já foi pactuado com a gestão atual e será iniciado este ano nessas escolas municipais participantes.

Segundo a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da SES, Helena Solla, mais de 4 mil adolescentes dentro das escolas públicas de Sorocaba foram abordados com diálogos sobre educação/saúde sexual. Também foi possível a realização de debates no Sesc e audiências públicas na Câmara Municipal.

Ainda segundo Helena, os vínculos entre SUS foram estreitos com organizações que representam ou trabalham com as populações prioritárias em relação ao HIV, como a Associação Transgênero de Sorocaba, o Conselho dos Direitos da População LGBT+, as penitenciárias e CDP, o SOS e as Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

Bebês

Em outubro, Sorocaba recebeu o Prêmio “Luíza Matida” pela redução da sífilis congênita transmitida de mãe para o filho na gestação ou no momento do parto. A premiação foi feita pelo Governo do Estado de São Paulo e aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, durante a 10ª Jornada Paulista de Doenças Sexualmente Transmissíveis e 4ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis.

De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o diagnóstico precoce, com o uso de testes rápidos, e a atenção adequada no pré-natal reduzem a transmissão vertical. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)