Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha contra Tuberculose inicia nesta segunda-feira em Sorocaba

06 de Setembro de 2019 às 21:55

Campanha contra Tuberculose inicia nesta 2ª Ação acontece em todas as unidades de saúde até o próximo dia 20. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), dá início nesta segunda-feira (9) à Campanha contra a Tuberculose. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA), no Same (Serviço de Atendimento Municipal Especializado). A ação se estende até o dia 20 de setembro.

[irp posts="20854" ]

 

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresente os sintomas da doença. No ano de 2019, Sorocaba registrou 112 casos novos da doença. O Estado de São Paulo identifica cerca de 18 mil casos de tuberculose por ano, que representa o maior número absoluto de casos do Brasil.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose representa a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença. A descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão. Mas é necessário acompanhamento para tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas a orientação é procurar imediatamente uma UBS, UPA, PA ou UPH para que ele seja examinado. A avaliação é possível verificar a necessidade de ser fazer o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro.

Depois de 48 horas, o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs pode ser acessado o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/. (Secom Sorocaba)