Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bem-estar

Estudo da USP busca voluntários com dor na coluna em Sorocaba ™

Basta realizarem de 20 a 40 minutos de exercícios, duas vezes por semana

12 de Janeiro de 2022 às 00:29
Cruzeiro do Sul [email protected]
O professor Eduardo Borges, mestre da Fefiso e doutorando da USP, é o responsável...
O professor Eduardo Borges, mestre da Fefiso e doutorando da USP, é o responsável... (Crédito: Divulgação)

As dores na coluna reduzem a qualidade de vida e podem afetar o desempenho profissional e o relacionamento social -- estima-se que a cada grupo de 100 pessoas, até 22 enfrentam a chamada lombalgia, em todo o Estado de São Paulo. Um novo tratamento para acabar com as dores, por meio de exercícios físicos, está em estudo na Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Faculdade de Educação Física de Sorocaba (Fefiso). A pesquisa é realizada em Sorocaba e os voluntários podem participar gratuitamente.

Para a conclusão do estudo estão sendo selecionados 60 voluntários com idades de 20 a 59 anos. As inscrições estão abertas para homens e mulheres que não tenham praticado exercícios físicos com regularidade nos últimos três meses, independente de fazerem ou não tratamento médico. A pesquisa terá duração de três meses e tem o objetivo de comprovar que a série de exercícios físicos desenvolvida pela tese de doutorado na USP reduz a dor e a incapacidade da pessoa com dor lombar.

Porque em Sorocaba?

Os voluntários serão divididos em três grupos. O primeiro fará cerca de 20 minutos de exercícios físicos, em suas casas, duas vezes por semana, com o próprio corpo e sem a necessidade de aparelhos. O segundo grupo fará cerca de 40 minutos de exercícios, com aparelhos de musculação na academia da Fefiso / ACM, duas vezes por semana. O terceiro grupo, ao invés de exercícios físicos, seguirá as orientações para adotar posturas corporais ergonomicamente adequadas para o dia-a-dia.

A pesquisa ocorre em Sorocaba porque o estudo que desenvolve os exercícios físicos para acabar com as dores na coluna é do doutorando pela USP e mestre na Fefiso/ACM Eduardo Borges. O professor explica que desenvolve esta tese de doutorado há quatro anos e chegou a etapa de colocar em prática o que já foi estudado teoricamente.

O resultado será publicado na revista científica Spine, para que os treinos possam ser aplicados por interessados no mundo inteiro. Para realizar a pesquisa, o doutorando Eduardo Borges submeteu o projeto à Plataforma Brasil Conselho Nacional de Saúde, que aprovou todos os procedimentos com os voluntários.

“A pesquisa é realizada pelo Laboratório de Biomecânica da Fefiso/ACM Sorocaba, em parceria com o Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esportes da USP”, acrescenta.

Inscrições

Para se inscrever como voluntário, o interessado deve fazer contato com o responsável pela pesquisa, o professor Eduardo Borges, mestre da Fefiso e doutorando pela USP. Os contatos são pelos e-mails [email protected] ou [email protected] -- ou, ainda, pelo Whatsapp (15) 98146-6312. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos