Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uma porquinha cheia de charme

22 de Dezembro de 2019 às 00:01

Uma porquinha cheia de charme Crédito da foto: Justin Sullivan / AFP

Essa é a LiLou, uma porquinha bem charmosa que tem chamado a atenção por onde passa. Repare só nas suas unhas: estão sempre bem feitas. Tatyana Danilova, tutora de LiLou, costuma passear com ela no aeroporto internacional de São Francisco, nos Estados Unidos. Isso porque LiLou faz parte de uma equipe de animais de terapia, que vão para a área de embarque do aeroporto para cumprimentar os passageiros enquanto aguardam seus vôos. Muito legal, né?

Os porcos não são originais do Brasil. Eles chegaram aqui na década de 1550 trazidos pelo português Martim Afonso de Souza. Enquanto alguns são selvagens, outros são domésticos e podem ser criados em casa. Eles têm corpo volumoso, pernas curtas e patas com apenas quatro dedos.

Uma característica desses animais é gostarem de um bom banho de lama, porque refresca e reduz a temperatura de seu corpo.

Também conhecidos como suínos, os porcos se alimentam de capins, vegetais, raízes como a de mandioca, grãos, além de rações próprias. Os filhotes são chamados de leitões.

O nome científico do porco é Sus scrofa domesticus e pode viver cerca de 12 anos.