Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uma dupla muito importante

29 de Março de 2020 às 00:01

Uma dupla muito importante A borboleta e a abelha foram flagradas tirando o pólen da flor de uma árvore de damasco. Crédito da foto: Armend Nimani / AFP

Esta foto mostra um encontro pra lá de especial: uma borboleta e uma abelha, dois insetos tão importantes para o equilíbrio do meio ambiente, juntos coletando pólen de uma mesma flor!

A borboleta se interessou em dar uma paradinha na flor porque entre seus alimentos preferidos está o néctar adocicado que ela encontra nessa planta. Seu corpo, independente da espécie, é sempre muito leve, com asas bem largas, mas que não a impedem de pousar e permanecer assim, apoiada na flor aberta.

Assim como as abelhas, as borboletas são importantes polinizadores – ajudam a transportar os pólens das flores de um lugar para o outro, garantindo assim que essas plantam se espalhem e nasçam em outros lugares. A abelha também é um importante inseto polinizador no meio ambiente.

São super ativas durante o dia e apresentam uma variedade enorme de cores, texturas e tamanhos – basta parar num jardim florido para encontrar várias delas, uma mais linda que a outra. São insetos que existem em todas as partes do mundo – só as regiões glaciais, de gelo e baixíssimas temperaturas, não há borboletas.