Uma caça ao tesouro
Crédito da foto: Divulgação
Vanessa Marconato Negrão
Os livros de Isabel Minhós Martins são sempre incríveis! Nunca deixo passar. Isabel se comunica com as crianças de um modo muito próximo, compartilhando das suas fantasias e imaginação. Em “O que há”, a autora faz um inventário de objetos do cotidiano. Coisas que ficam esquecidas na gaveta da cozinha, ou na última prateleira do armário, ganham vida quando pensamos nelas como tesouros. E são tantos tesouros!
Depois que eu li esse livro, descobri porque os meus alunos adoram mexer na minha “caixinha de utilidades”. Uma caixa transparente onde eu guardo tudo que eu preciso durante a aula: clipes, canetas, giz, uma plaquinha para porta (que indica quando eu estou lendo e é preciso entrar na sala em silêncio), as sementes que eu encontro pelo parque, presilhas de cabelo perdidas e outras milhares de coisinhas miúdas que cabem ali. Enfim, volta e meia eu encontro alguma criança debruçada na minha mesa tentando “pescar” alguma coisa que viu na minha caixa.
E é a curiosidade que cada objeto carrega que encanta nesse livro. É preciso procurar o que está perdido, achar o que ninguém procurou. Aqui em casa, o livro chegou e permaneceu na mão do meu filho pelo resto da tarde, que se diverte com ele cada vez que volta a folhear.
Super recomendamos! “O que há” é publicado pela editora Sesi.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.