Cruzeirinho

Um surfista empolgado e uma galera meio esquisita

Um surfista empolgado e uma galera meio esquisita
Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Esse é daqueles livros que a gente não se aguenta de vontade de virar as páginas para saber o que vem depois. Uma delícia de ler, especialmente para as crianças menores. “Carona” é um conto cumulativo, que é um gênero literário onde ações ou falas se repetem e se acumulam. No final, uma sequência de repetições se somam, fazendo da leitura uma brincadeira muito divertida.

Um surfista está pronto para ir à praia para aproveitar o feriado e pegar umas ondas. Ele coloca a prancha no carro e parte animado rumo à aventura. Só que no meio do caminho ele dá de cara com um mergulhador apaixonado, prestes a casar, pedindo carona. Um pouquinho mais à frente eles encontram um herói cansado, que vai morar no litoral, e o herói também entra no carro. Depois um jacaré, querendo mudar do rio para o mar, pede carona. Outros personagens, velhos conhecidos nossos, também vão entrando no carro. E o surfista vai ganhando cada vez mais companhia e o carro vai enchendo. Será que vai sobrar espaço?

Nessa história recheada de ilustrações super coloridas e divertidas, vamos descobrir quantos personagens inusitados cabem no carro desse surfista — e se ele vai ou não chegar à praia.

O autor Guilherme Karsten recebeu por “Carona” o prêmio BIB Plaque (Placa de ouro) na Bienal de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia, em 2019. O livro já foi publicado em francês, inglês, chinês, coreano e aqui no Brasil saiu este ano pela editora Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.

Comentários