Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um sonho transformado em livro

25 de Novembro de 2018 às 16:16

Um sonho transformado em livro Mariana gosta tanto de escrever e desenhar que com apenas 8 anos já fez sete livros. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Sabe quando você quer muito alguma coisa, tanto, tanto que começa a planejar o que pode fazer para conseguir? Pois isso aconteceu com Mariana, uma menina que sonhava com uma só coisa: conhecer o famoso apresentador de TV Silvio Santos.

Primeiro ela tentou comprar uma caixa para descobrir o endereço dele, mas não deu certo. Depois ela ficou desanimada. Mas aí viu um anúncio na TV que dizia: se você é uma criança que faz alguma coisa que nenhuma faz, venha! Logo ela pegou o celular e pediu para a mãe filmá-la sapateando. Então pediu para passar para o computador e mandou para o programa. Passaram-se dois meses e ainda nada. Cansada de esperar, começou a chorar. Lá um belo dia, quando menos esperava, ela foi convidada!

Essa história aconteceu de verdade com a Mariana Castro de Manente, de 8 anos, e acabou se transformando no livro “A menina que sonhava”. Na obra, Mariana incentiva todas as crianças a não desistirem daquilo que mais desejam.

Uma curiosidade é que Mariana realmente fez o possível para poder ver o apresentador, só que não tinha conseguido. No entanto, na história ela colocou que depois de muito esperar, finalmente o grande dia tinha chegado. Sem poder imaginar, a vida real imitou a arte. Recentemente Mariana recebeu uma ligação do SBT, convidando-a para conhecer os estúdios. Ela fará isso na próxima terça-feira, dia 27! No entanto ainda não tem certeza se verá o seu ídolo. Vamos ficar na torcida!

Mariana disse que gosta do Silvio desde muito pequena. Já leu a bibliografia dele e foi a uma exposição temática sobre o apresentador no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Ela conta que começou a admirar o trabalho do apresentador porque já vem de família. “Minha mãe, minha avó e minha bisavó gostam muito dele. Minha avó chegou a conhecer o Silvio, ela foi no programa ‘Topa tudo por dinheiro’”, comenta, admirada da façanha da avó.

Um sonho transformado em livro Ler também faz parte dos hábitos da pequena, muitas vezes ao lado da irmã. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Em entrevista ao Cruzeirinho, Mariana falou que nem pensava em ser escritora, muito menos sabia que seus textos e desenhos pudessem virar livros. Ela lembra como tudo começou. Um dia, a professora chamou sua mãe para conversar e perguntou se ela tinha visto o que a filha fez. Mariana tinha apenas 6 anos e meio e já estava com um livro prontinho!

Como isso aconteceu, assim de repente? A pequena conta que um dia ganhou da sua mãe um caderno. “Minha intenção foi desenhar. Percebi que meu desenho falava alguma coisa, então tive ideia de contar essa história que criei na minha cabeça quando fiz o desenho.”

Estava pronto o seu primeiro livro. Hoje já são sete, alguns escritos em parceria com os amigos Sara Cunha e Asaf Souza Vieira Silva. A Mariana ainda é autora de poesias e tem uma música gravada em parceria com o pai, que gosta de compor nas horas vagas.

O livro sobre seu sonho de conhecer o Silvio Santos é o único que está impresso, por ter considerado esse o mais importante até agora. “Pensei no meu sonho e que outras pessoas também têm sonhos, então fiz para incentivar”, afirma.

Esse trabalho aos poucos tem circulado. Mariana já entregou o livro para os renomados escritores Pedro Bandeira e Mario Prata, e também mandou um para o SBT.

Quando os amigos da escola viram seu livro, também ficaram loucos para escrever. Por isso agora Mariana está iniciando o projeto “História de criança”. O objetivo é ajudar outras crianças a escreverem livros. Para isso, Mariana, com a ajuda da mãe, pretende ir até as escolas para realizar oficina com os alunos. Ela já está escrevendo sobre como será isso e pretende lançar um vídeo explicando melhor sobre a proposta. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos