Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um amigo pra vida toda

22 de Outubro de 2018 às 05:02

Um amigo pra vida toda Crédito da foto: Reprodução

Vanessa Marconato Negrão

André Neves, um grande artista da literatura, especialmente a infantil, diz: “há muitas maneiras de se enganar com um livro para a infância”. Uma delas é uma leitura rápida. Sem foco. Sair das páginas sem levar ou perceber nada.

Pretensioso é achar que só os textos densos, difíceis de entender, são bons. Alguns por sinal, até se perdem em significados fechados, voltando-se apenas ao imaginário de quem os criou. Perdidos em si mesmos.

A melhor definição que encontrei para essa obra do Rampazo é circular. Com simplicidade, ela dá uma volta no tempo. E esse livro já enganou muitos adultos, apesar de mal ter chegado às livrarias. Um menino tem um urso como grande amigo (grandão, né?). O urso toma conta do menino e o menino também toma conta do urso. Se a ideia de um urso tomar conta de uma criança te deixa apavorado, ah, aí que você se engana...

Um amigo pra vida toda Crédito da foto: Reprodução

“Aqui bem perto”, de Alexandre Rampazo, publicado pela Editora Moderna, fala de amor incondicional, daqueles raros e insolúveis. E o resto é segredo, você vai precisar ler pra saber. E se você for adulto talvez precise ler e reler, ler de novo, cutucar o colega do lado pra ver se é isso mesmo que você entendeu... Mas não tenho dúvida: todos vão amar no final.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil

Galeria

Confira a galeria de fotos