Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um abrigo para chimpanzés e orangotangos

16 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Um abrigo para chimpanzés e orangotangos Sandra faz parte do grupo de 53 macacos que vive no santuário nos Estados Unidos. Crédito da foto: AFP Photo / Handout / The center for great apes / Keith Von Stein

Sandra, esta orangotango da foto, é a mais nova moradora do zoológico de Wauchula, na Flórida, nos Estados Unidos. O lugar é conhecido como Centro para Grandes Macacos (CGA), um espaço onde vivem 53 chimpanzés e orangotangos que passaram boa parte de suas vidas longe do seu habitat natural.

Esse bichos participaram de filmagens de Hollywood, pertenceram a pessoas que achavam que poderiam cuidar deles em casa e até a laboratórios, que os usavam como cobaias para estudos científicos. Como foram criados por humanos, infelizmente não possuem mais as habilidades básicas de sobrevivência para viver na natureza. Eles não sabem como colher comida e as mães seriam incapazes de cuidar de seus filhos.

Por esse motivo, eles não tinham outro lugar para ir quando deixaram de interessar a Hollywood ou aos laboratórios -- ou quando cresciam muito e seus “donos” percebiam que não conseguiriam mais cuidar deles. Felizmente, nesse espaço, considerado um oásis, esses primatas podem passar em tranquilidade o restante de suas vidas. (AFP)