Cruzeirinho

Ovo pré-histórico gigante é encontrado na Antártica

Ovo pré-histórico gigante é encontrado na Antártica
O fóssil foi achado há nove anos e desde então está num museu no Chile. Crédito da foto: AFP Photo / Chilean National Museum of Natural History / Cristian Becker

Os cientistas o batizaram de “A coisa” um misterioso fóssil do tamanho de uma bola de basquete, encontrado há nove anos na Antártica. Ele ficou todo esse tempo em um museu, no Chile, esperando alguém que descobrisse o que era. E agora, uma investigação revelou que o misterioso fóssil é um ovo de casca mole, o maior que se conhece até o momento, possivelmente de um tipo de serpente ou lagarto que viveu há mais de 66 milhões de anos!

Essa revelação acaba com quase uma década de especulações sobre o fóssil, e poderia mudar as teorias sobre a vida de criaturas marinhas nessa era. Segundo a análise dos cientistas da Universidade do Texas, da Universidade do Chile e do Museu Nacional de História Natural, é o maior ovo da era dos dinossauros.

Leia mais  De tudo, pela internet

Há anos os cientistas visitantes examinaram esse fóssil sem sucesso, até que, em 2018, um paleontólogo na Universidade do Texas sugeriu que poderia ser um ovo. Essa hipótese não era a mais óbvia, por causa do seu tamanho e aparência, e não havia esqueleto para confirmá-la. Apesar da descoberta, existem outras perguntas ainda não respondidas: qual animal teria um ovo tão grande? Os cientistas acreditam que o ovo é proveniente de um réptil aquático, possivelmente de um grupo conhecido como mosassauros, que eram comuns na região. (AFP)

Comentários