Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Olha a cobra!!!’

08 de Setembro de 2019 às 00:01

‘Olha a cobra!!!’ As jiboias podem medir até quatro metros. Crédito da foto: Peônia Brito de M. Pereira

Quem já dançou quadrilha nas festas juninas sabe que, ao ouvir este grito, deve continuar dançando, mas seguindo para o outro lado, como se estivesse fugindo da cobra. Mas será que todas as cobras são perigosas? Na verdade, não. Mas então, se virmos uma cobra, podemos chegar perto? Também não.

Vou explicar melhor. Cobras são animais silvestres, ou seja, que vivem na natureza. Às vezes pode até aparecer uma cobra na cidade, no quintal da casa de alguém, mas esse não é o lugar natural delas. Isso acontece porque as florestas estão diminuindo de tamanho e as cidades estão crescendo, então as cobras (e muitos outros animais) acabam ficando sem a casa deles.

Por serem animais da floresta, as cobras não estão acostumadas com as pessoas. Então, por medo, elas podem atacar, tentando morder a gente. Elas não fazem isso por maldade, mas sim porque estão assustadas e precisam se defender. Mas é verdade que a mordida da cobra mata? Dependendo da cobra sim. Tem cobra que pode nos envenenar se morder a gente. Essas cobras têm um dente com veneno dentro. Se o veneno dela for muito forte, ou se não tomarmos o remédio logo, esse veneno pode até matar.

Mas nem todas as cobras são assim. Tem cobras que o dente que solta o veneno fica bem no fundo da boca, então quase não tem risco de elas envenenarem as pessoas. E tem cobras que possuem veneno, mas nunca vão soltar ele na mordida. Essas últimas são aquelas cobras que vemos nos desenhos e filmes, se enrolando bem forte nas presas. Elas apertam bastante até a presa parar de respirar, daí elas podem finalmente comer. Elas também não são malvadas, afinal, precisam se alimentar, não é verdade?

As cobras têm um importante papel na natureza, que é justamente o de manter sob controle a quantidade de suas presas (que geralmente são os ratos). Comendo os ratos, elas também estão ajudando as pessoas, pois ratos podem transmitir doenças.

A cobra que você está vendo na foto é uma jiboia (conhecida pelos pesquisadores como Boa constrictor). Ela vive no Brasil e em alguns outros países. Pode medir até quatro metros e viver até 20 anos! No Zoo de Sorocaba vivem muitas cobras diferentes, inclusive jiboias. Lá, você vai poder ver todas elas de perto, sem correr o risco de ser mordido. E, se você tem medo de cobra, vai poder perceber que, na verdade, elas são animais muito interessantes. Aliás, quem sabe você não só perde o medo, mas também até passa a achar as cobras bonitas?! Eu acho lindas!!! (Peônia Brito de M. Pereira é Bióloga e Técnica Ambiental responsável pelo Setor de Educação Ambiental do PZMQB)