Buscar no Cruzeiro

Buscar

O Carnaval está chegando

24 de Fevereiro de 2019 às 11:01

O Carnaval está chegando As crianças da SAB Juvenil, do Jardim Novo Eldorado, participaram de uma oficina de máscaras. Crédito da foto: Fábio Rogério

Está chegando a data de uma das festas mais populares e coloridas do Brasil: o Carnaval! Para as crianças, terá evento em Sorocaba a partir deste domingo (24) até terça (26). Aproveite o momento para curtir com a família e amigos, afinal nesse período o melhor mesmo é encher o coração de alegria e colocar o samba no pé.

[irp posts="75880" ]

 

E por falar em Carnaval, já pensou na sua fantasia? De repente, você pode transformar um simples saco de lixo em uma linda saia havaiana. Para isso, basta cortar em tirinhas. Já uma calça preta, se você cortar até o joelho, se transforma na roupa de um pirata. Aí é só providenciar um lenço vermelho e pronto. A blusa fica à sua escolha. Mas atenção: nada de fazer isso sem ter um adulto por perto, afinal mexer com tesoura é perigoso e requer cuidado. O Cruzeirinho de hoje conversou com algumas crianças que estão se programando para o Carnaval e usando a criatividade e a imaginação para criar sua fantasia. Afinal, o importante é se divertir!

O Carnaval está chegando Anna Helena adora se divertir. Crédito da foto: Fábio Rogério

Anna Helena Ribeiro, 9 anos, considera o Carnaval um evento muito bom! “Adoro me divertir. Às vezes vou curtir o Carnaval na praia também, mas do que gosto mesmo é da festa, tem fantasias, tudo é muito colorido, e as músicas são bem legais e agitadas. Gosto de músicas agitadas”, afirma ela, que foi para a entrevista já com a fantasia que pretende vestir este ano. É uma fantasia que foi comprada, mas sua mãe “incrementou”. “Ela colocou flores e babados. O brilho dessa fantasia, por exemplo, eu que pedi para ela colocar, porque tanto eu como ela adoramos brilho”, acrescenta. Anna Helena ainda conta que gosta muito de dançar, afinal é bailarina e faz apresentações artísticas sempre que pode.

O Carnaval está chegando Letícia gosta das fantasias. Crédito da foto: Fábio Rogério

Na opinião de Letícia Giovana Rocha Prado, 9 anos, o Carnaval é bem divertido porque é uma festa que conta com músicas alegres, confete, serpentina e palhaços. “Gosto de ver as pessoas com fantasias, acho bem bonito”, comenta ela. “Ainda estou pensando como vou, mas quero algo com bastante glitter e flores”, afirma, com o objetivo que sua fantasia fique bem caprichada. Guilherme Paulino da Silva, 9 anos, é outro que curte o Carnaval. “Tem muita alegria e música. Pretendo ir vestido como um personagem de anime, o Goku. Vou pedir para a minha avó fazer, ela é costureira, aí eu ajudo”, planeja.

O Carnaval está chegando Guilherme irá vestido de Goku. Crédito da foto: Fábio Rogério

Já Daniel Barbosa Duarte, 9 anos, afirma que curte o Carnaval porque é uma festa tradicional. “E além de me deixar alegre, eu tiro bastante foto”, diz ele, que adora fotografar -- seus principais focos são insetos e paisagens. Sobre a fantasia, ele está pensando em provavelmente pegar uma roupa velha e fazer de pirata. “Gosto mesmo é de comemorar!”

O Carnaval está chegando Daniel aproveita para fazer fotos. Crédito da foto: Fábio Rogério

Ana Lívia Carneiro da Silva Apolinário, 7 anos, pretende pular com a máscara que fez durante uma oficina realizada no seu bairro. “Foi muito legal fazer máscara, é a primeira vez que fiz. Pretendo ir com ela e com a fantasia da Mulher-Maravilha.” Para caprichar na máscara, ela coloriu e depois colou lantejoulas.

O Carnaval está chegando Ana Lívia usará a máscara feita por ela. Crédito da foto: Fábio Rogério

Ana Lívia e as demais crianças que participaram desta reportagem vão pular o Carnaval no sábado, dia 2 de março, na sede da Sociedade Amigos de Bairro (SAB) do Jardim Novo Eldorado. Elas são integrantes da SAB Juvenil, atividade desenvolvida pelo projeto Centrinho, idealizado e coordenado pela moradora Silvia Macedo. Ao todo 21 crianças, dos 3 aos 12 anos, participaram de oficina de máscaras e estão planejando as fantasias por lá.

Programe-se

O Carnaval está chegando O que não faltam são opções gratuitas para curtir o Carnaval em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério

24 de fevereiro 

- Carnateca, uma matinê na Biblioteca Infantil (Rua da Penha, 673, Centro), das 16h30 às 18h30. Quem assume a festa é Fátima Silveira e Banda. Gratuito.

- Outra atração será a Matinê Infantil, a partir das 15h, no Parque dos Espanhóis (rua Campos Salles, altura do nº 1.000), com a participação do Bloco Infantil Tempo de Brincar. Gratuito.

2 de março

- Bloco Filhote: O carnaval dos bichos, com Cia. Viagens Musicais. A plateia participa de brincadeiras e jogos musicais que passeiam pelo cancioneiro popular de domínio público e trazem citações de clássicos da MPB, além de canções autorais. Horário: das 11h30 às 12h30. Local: Área de Convivência do Sesc (rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade). Para crianças até 6 anos. Gratuito.

- Brincadeiras de Carnaval, com a Cia K. No palco ou em cortejo, artistas circenses e músicos cantam marchinhas tradicionais e fazem apresentações circenses. Horário: às 16h. Local: Ginásio do Sesc. Retirada de ingressos (gratuitos) com 2h de antecedência.

2 a 5 de março

- Aprenda a fazer um lançador de confetes simples e divertido. Local: Área de Convivência do Sesc. Horário: das 14h às 16h. Gratuito.

3 de março

- Bandinha do Saci, formada por um septeto composto por vozes, percussão, baixo, guitarra e trombone, e em seus arranjos buscam valorizar a sonoridade dos antigos carnavais com marchinhas embalando os salões. Às 16h. Ginásio do Sesc. Retirada de ingressos (gratuitos) com 2 horas de antecedência.

4 de março

- Com Tempo de Brincar (Sorocaba)

Para brincar o carnaval apreciando a riqueza da cultura popular, o bloco Sacis e Iaras, da Cia. Tempo de Brincar, apresenta variedade de ritmos brasileiros, como frevo, ciranda, caboclinho e marchinhas, além de composições próprias executadas com viola caipira, violão, flauta, pífanos e percussão, acompanhados por bonecões de saci, boitatá e iara. Às 16h. Ginásio do Sesc. Retirada de ingressos (gratuitos) com 2 horas de antecedência.

5 de março

- Bloco Infantil com Tempo de Brincar, às 15h, no Parque dos Espanhóis. Gratuito.

5 de março

- Encantoria na Folia, com o grupo Encantoria e Manuí. O grupo preparou um repertório com folias e brincadeiras carnavalescas que contemplam a interação entre crianças e adultos, como marchinhas, o frevo, a ciranda, o samba, o maracatu, o coco de roda, o ijexá, além de canções de Alceu Valença, Braguinha, Jorge Ben, Gilberto Gil e Jackson do Pandeiro, músicas autorais e de mestres da cultura popular. Às 16h. Ginásio do Sesc. Retirada de ingressos (gratuitos) com 2 horas de antecedência. (Daniela Jacinto)