Buscar no Cruzeiro

Buscar

Morador da Antártida

17 de Fevereiro de 2019 às 12:31

Morador da Antártida Pinguim-de-adélia flagrado num zoológico do México. Crédito da foto: AFP / Ulises Ruiz

Esse simpático bichinho da foto gosta mesmo é de um bom frio! Visto assim, num close, é até difícil reconhecê-lo. Mas esse é um pinguim-de-adélia (cientificamente chamado de Pygoscelis adeliae) que foi flagrado no Zoológico de Guadalajara, no México. Eles habitam, originalmente, a Antártida e só conseguem viver por lá num ambiente bem frio que foi montado exclusivamente para abrigá-los.

[irp posts="24046" ]

 

E parece que os pinguins estão gostando, pois o primeiro nascimento desta espécie na América Latina aconteceu há um mês por lá. Os biólogos e cientistas sempre dizem que, quando se reproduzem, os animais dão um importante sinal de que estão bem e felizes.

Essa reprodução é importante, pois nos últimos 30 anos a quantidade de pinguins-de-adélia que vivem na Antártida está diminuindo. Eles estão sofrendo pois, infelizmente, as temperaturas baixas que eles precisam estão aumentando, ano a ano -- dizem os cientistas que, por lá, hoje já está 6ºC mais quente que era há 50 anos.

Os pinguins-de-adélia medem cerca de 70 centímetros e pesam por volta de quatro quilos. Eles se alimentam de pequenas criaturas aquáticas, como lulas, camarões e peixes e, como a maioria dos pinguins, são ótimos nadadores: são capazes de mergulhar a uma profundidade de até 175 metros. (Da Redação)