Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mickey Mouse, o ratinho mais famoso do mundo, completa 90 anos

15 de Abril de 2019 às 09:14

Mickey completa 90 anos O grande barco de madeira, igualzinho ao navegado por Mickey no filme “Steamboat Willie”. Crédito da foto: Caselúdico / Divulgação

Com certeza você conhece o Mickey Mouse, o ratinho mais famoso do mundo. Mas você sabia que esse simpático personagem tem 90 anos de idade? É isso mesmo! Pode não parecer, mas a primeira aparição oficial do Mickey Mouse ocorreu em 15 de maio de 1928, nas telas de cinema, no filminho “Plane Crazy”. O desenho, em preto e branco, está disponível no Youtube, no canal oficial da Disney, e mostra as peripécias do roedor que faz de tudo para conseguir ganhar os céus a bordo de um avião.

Mickey completa 90 anos Exposição tem a réplica do primeiro escritório do ilustrador Walt Disney. Esses são alguns desenhos dele. Crédito da foto: Caselúdico / Divulgação

Para celebrar o aniversário do Mickey, uma exposição inédita no Brasil está em cartaz em São Paulo, no shopping Iguatemi JK, e poderá ser vista até o dia 21 deste mês. O Cruzeirinho foi conferir a “Expo Mickey -- the true original”, à convite do shopping Iguatemi Esplanada, e te conta como foi essa experiência.

Provavelmente os seus pais e os pais dos seus pais já se divertiram com as histórias do Mickey quando eles eram crianças. Por isso mesmo, a exposição foi planejada para agradar a família inteira. É indicada a públicos de todas as idades. São 840 metros quadrados e 12 ambientes lúdicos, alguns deles interativos, nos quais o visitante pode por as mãos, assistir a trechos de filmes antigos com fones de ouvido e até colorir e desenhar algumas histórias do ratinho.

A magia começa logo no início, atravessando um túnel onde o visitante pode ver as mudanças nos traços do Mickey ao longo do tempo. Uma das partes mais emocionantes da exposição é a réplica do primeiro escritório do ilustrador Walt Disney, o “pai” do Mickey -- e visionário empreendedor que criou a Walt Disney Company. Esse espaço é equipado por mesas de luz e flipbooks nas quais o público pode interagir e entender os princípios da animação.

Em seguida, os visitantes podem entrar em um grande barco de madeira, que é igualzinho ao navegado por Mickey no curta-metragem “Steamboat Willie”, que em português significa “Barco à vapor”. No desenho de oito minutos, Mickey pilota um barco a vapor e diverte a passageira Minnie Mouse ao tornar os animais a bordo instrumentos musicais.

Fantasia

Mickey completa 90 anos Um trechinho do filme “Fantasia” é exibido no teto de uma tenda. Crédito da foto: Caselúdico / Divulgação

Um trecho de “Fantasia”, um dos filmes mais famosos do célebre ratinho, lançado em 1940, é exibido no teto de uma tenda - que se parece com chapéu mágico do Mickey. Para conseguir assistir, é preciso olhar para cima se deitando em um grande sofá.

Em seguida, os visitantes passam pela área chamada “A casa do Mickey Mouse”, inspirada na série de desenho animado do canal Disney Junior, e pelo cenário do “Clube do Mickey”, a primeira série de televisão da Walt Disney Productions lançada em 1955 e que no Brasil passava na TV Excelsior e depois foi comprada pela TVS (atual SBT). Nesta parte, é possível escrever uma cartinha de feliz aniversário ao Mickey que será enviada diretamente ao personagem.

[irp posts="106586" ]

 

Essa exposição termina no próximo domingo (21), mas vale a pena ficar ligado porque haverá versões menores que vão passar por alguns shoppings da rede Iguatemi, ainda neste ano.

Curiosidades

Além de super divertida, a “Expo Mickey -- the true original” revela muitas curiosidades sobre a história do Mickey Mouse e de seu criador, o ilustrador Walt Disney.

Mickey completa 90 anos Esse era o Oswald -- o Coelho Sortudo, criado por Walt Disney antes do Mickey. Crédito da foto: Caselúdico / Divulgação

* Antes de Mickey se tornar o rato mais famoso do mundo, o personagem principal de Walt Disney era um coelho e se chamava Oswald -- o Coelho Sortudo. Mas Disney acabou perdendo os direitos dos personagem para os donos do estúdio para o qual trabalhava.

* Chateado por ter perdido os direitos autorais de Oswald, no avião de volta para casa, de Nova York para Los Angeles, o ilustrador decidiu modificar as orelhas do personagem, transformando o coelho em um rato, inicialmente batizado de Mortimer. O nome foi alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian Bounds, esposa de Disney.

* Em sua primeira aparição, o Mickey ainda não usava luvas brancas. Esses famosos acessórios só foram usados pela primeira vez no curta-metragem “The opry house”, lançado em 1929.

* “Steamboat willie”, lançado alguns anos depois de “Plane crazy” entrou para a história do cinema como a primeira animação com áudio e vídeo sincronizado.

* “Hot dog” foi a primeira palavra dita por Mickey Mouse. A fala ocorre durante a animação “The karnival kid” (1929), na qual o ratinho trabalha em um carrinho de cachorro quente em um parque de diversões.

* Pateta, o melhor amigo de Mickey, só aparece quatro anos depois do protagonista, na animação “Mickey’s revue”, lançada no cinema em 1932.

* Pluto e Pato Donald entram em cena pela primeira vez em 1935, em “The band concert”, como músicos integrantes da orquestra regida pelo maestro Mickey. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos