Buscar no Cruzeiro

Buscar

Era uma casa muito engraçada...

01 de Março de 2020 às 00:01

Era uma casa muito engraçada... Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Vinícius de Moraes escreveu os poemas de “A arca de Noé” para seus filhos Pedro e Suzana. Por muitos anos, os poemas ficaram guardados, até que em 1970 eles ganharam o mundo.

Dez anos depois, quando Vinícius conheceu Toquinho, os poemas viraram músicas. E o resto a gente já sabe, né? Desde então esses poemas musicados constituem o imaginário infantil, a cultura das infâncias de muitas gerações.

Me lembro de ouvir tantas vezes as músicas e estar tão familiarizada com o disco que trazia uma montanha verde na capa que, do alto dos meus 5 anos, teimava que a Arca de Noé do Vinícius era anterior à Arca de Noé da Bíblia.

Toda essa minha intimidade com os bichos da Arca me fez ficar super emocionada ao saber que os poemas seriam reeditados... e mais emocionada ainda ao descobrir que quem traria vida a tudo isso por meio das ilustrações seria a minha querida amiga Silvana Rando.

O primeiro livro dessa série é “A casa”. E emoção que não se basta, hoje quando eu peguei o livro nas mãos, adivinha? Me emocionei de novo. A Companhia das Letrinhas fez uma edição linda, cartonada, ideal para os pequeninos. Silvana caprichou no traço e fez cada verso ficar ainda mais inesquecível.

Impossível não ler cantando. As crianças merecem esse presente.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil