Buscar no Cruzeiro

Buscar

É tempo de férias e o mês de julho traz muitas opções para a criançada

07 de Julho de 2019 às 10:15

É tempo de férias! Gustavo gosta de viajar para lugares com praia ou piscina. Crédito da foto: Fábio Rogério

Passear, andar de bicicleta e brincar são alguns dos planos das crianças para estas férias. Os eventos voltados ao público infantil seguem até o final do mês e, neste domingo (7), a reportagem do Cruzeirinho destaca alguns deles pra você curtir muito seus momentos de folga! As crianças entrevistadas também dão dicas sobre o que fazer. Confira:

Irmãos querem aproveitar muito

Manoella Maria de França Peixoto, 4 anos, disse que durante este mês vai aproveitar para brincar muito, pedalar e andar bastante de bicicleta. Seu irmão, Matheus Henrique, 9 anos, além de brincar, pretende assistir TV e comer. Já o mais velho, Gabriel Vinícius, de 13 anos, curte ir ao parque, sair com os amigos e primos, ir ao shopping e ao cinema.

É tempo de férias! Manoella pretende andar muito de bicicleta. Crédito da foto: Fábio Rogério

Diversão entre primas e amigos

As primas Mariana Pesce Armando, 10 anos, e Elisa Gomes de Paula, 9 anos, gostam muito de brincar no Parque das Águas, onde vão de vez em quando, mas ainda planejam fazer mais coisas. Mariana pretende ir ao cinema, ler gibis da Turma da Mônica Jovem e visitar amigos e parentes. Elisa igualmente quer visitar familiares e não sabe ainda se irá para Curitiba, onde costuma passear no parque, ou Apiaí, onde se tornou tradicional para ela ir até a quadra jogar futebol. Elisa também quer dormir na casa da avó e brincar de queimada.

É tempo de férias! Elisa e Mariana adoram brincar juntas, principalmente nas férias. Crédito da foto: Fábio Rogério

Os amigos Gustavo Dantas Arruda, 9 anos, e Davi Alves Pereira, 6 anos, costumam brincar de esconde-esconde e pega-pega. Ambos planejam viajar, mas Gustavo prefere um lugar que seja praia e tenha piscina. “Preferencialmente os dois”, frisa. Ele ainda quer brincar com jogos no celular, conhecer novas pessoas, jogar futebol e praticar corrida. O Davi pretende nadar, que é algo que gosta muito, e brincar com os amigos de carrinho.

Tem muita programação legal e gratuita na cidade

A cidade está cheia de atividades legais -- e de graça -- para ter dias de férias bem divertidos.

No Sesc, as crianças poderão conferir histórias todos os sábados, sempre às 16h, até o dia 27 de julho, com a Cia. Som e Prosa, de São Paulo. No dia 13, tem “Cheiro de Fulô”, em que a história do cangaço é narrada pela ótica feminina. Maria Bonita, Dadá, Sila e Quitéria são algumas das cangaceiras apresentadas na contação. No dia 20 é a vez de “Tu Maracatu Maracá”, sobre uma menina pernambucana chamada Malayka. Certa vez, ela encontrou nos fundos de sua casa, um tambor grande, afinado por cordas grossas. Ela descobre que ele pertencera à sua avó, que participava do maracatu de sua cidade. Por fim, no dia 27 tem “Virgulino não é mais menino”, sobre um cangaceiro, que uns dizem que foi herói, outros ladrão. Mas a verdade é que a grande maioria se esqueceu que ele um dia já foi uma criança.

É tempo de férias! O Sesc é um local que reúne muitas atividades, inclusive contação de histórias. Crédito da foto: Divulgação

O Sesc também oferece no Espaço de Brincar uma programação bem divertida nessas férias. Com atividades manuais, mediação de leitura, jogos, brincadeiras populares e tradicionais e muitas vivências com a natureza, todos os sábados e domingos, das 14h às 18h30, para crianças até 12 anos.

Vivência sensorial

Tatiana Zalla e Leandro Pfeifer, do grupo Manuí, de São Paulo, promovem um encontro com cantigas e brincadeiras que ajudam a construir o enredo da história “Como nasceu a alegria”, inspirada no trabalho de Rubem Alves. Bebês são bem-vindos! A atividade será no dia 13, das 10h30 às 11h30, na área de Convivência do térreo. Para crianças até 6 anos. Já no dia 27, também das 10h30 às 11h30, será a vez de “Brincadeiras dançadas, danças brincadas e histórias encantadas!”, onde serão mostrados mitos, cantos e brincadeiras indígenas e africanas. A atividade é dedicada a crianças de todas as idades sendo uma ótima oportunidade de integração entre as famílias. Na convivência do térreo. Todas as atividades têm entrada gratuita.

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade. O telefone para mais informações é (15) 3332-9933.

‘Animazoo infantil’

Para quem gosta de bicho, o Parque Zoológico Quinzinho de Barros realiza mais uma edição do curso de férias “Animazoo infantil”, para crianças de 7 a 11 anos. A atividade será nos dias 23 a 27 de julho, das 8h30 às 11h45. Este ano o curso terá como tema a campanha “Não deixe as cores apagarem: todos juntos pela conservação”, proposta pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).

As inscrições devem ser feitas até a próxima terça-feira, 9 de julho, exclusivamente através do site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/). Serão disponibilizadas 40 vagas e 20 para suplentes que serão preenchidas mediante sorteio caso o número de inscritos ultrapasse esse total.

O zoológico fica na rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência. O telefone para mais informações é (15) 3227-5454. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos