Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças conhecem de perto a Câmara Municipal de Sorocaba

01 de Setembro de 2019 às 06:19
Marcel Scinocca [email protected]

Crianças conhecem de perto a Câmara Municipal As crianças percorreram todos os espaços da Câmara Municipal, onde os vereadores trabalham. Crédito da foto: Divulgação / Câmara Municipal de Sorocaba

Você sabe o que o Poder Legislativo faz? Se você não sabe, não se preocupe. Tem até adulto que não sabe! O Poder Legislativo é muito importante para a cidade e para as nossas vidas. É lá que são decididos assuntos como impostos municipais e até o valor que as nossas escolas recebem para realizar e manter as atividades. E foi isso que mais de 60 crianças aprenderam durante uma visita no programa “Vem pra Câmara”. Elas são da Pastoral do Menor. Foi uma tarde para conhecerem o plenário da Câmara, local onde os vereadores se reúnem para discutir as necessidades da cidade.

Em Sorocaba, a Câmara de Vereadores é o Poder Legislativo. Lá trabalham funcionários que fizeram concurso público. Mas também têm os vinte vereadores eleitos a cada quatro anos. Eles propõem e votam projetos que viram lei e que precisamos cumprir.

Além de ocuparem as cadeiras dos vereadores, os pequenos visitantes conheceram um pouco da história de Sorocaba, desde Baltasar Fernandes, o fundador da cidade, até a da própria Câmara. Aprenderam que o primeiro prédio da Câmara ficava no centro da cidade, onde hoje funciona uma agência dos Correios. Também descobriram que os vereadores se encontram duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, para discutir os projetos que podem virar lei, deles e do prefeito.

[irp posts="149970" ]

 

Crianças conhecem de perto a Câmara Municipal Depois da visita, teve gente até que decidiu que quando crescer quer ser vereador. Crédito da foto: Marcel Scinocca

Eles souberam também que os vereadores ainda apresentam requerimentos, que são pedidos de informações para o prefeito. A Câmara ainda sedia as sessões solenes, que servem para homenagear pessoas, e as audiências públicas, realizadas para discutir assuntos polêmicos entre os vereadores e a população. Todos nós podemos participar desses eventos, pelo menos como espectadores.

Hoje, a Câmara de Vereadores funciona num prédio ao lado do Paço Municipal. Os visitantes conheceram as instalações, passando pela galeria com as fotos dos vereadores que foram eleitos em 2016 -- e hoje estão na ativa -- e a galeria de todos os presidentes que a Câmara já teve até hoje. Isso porque, a cada dois anos um dos vereadores é eleito, entre eles, para ocupar essa função. As crianças ainda puderam participar de uma transmissão da Rádio Câmara.

Crianças conhecem de perto a Câmara Municipal A criançada conheceu tudo de pertinho, inclusive o plenário, onde são votadas as leis. Crédito da foto: Marcel Scinocca

Depois da visita, teve gente até que decidiu que quando crescer quer ser vereador. O Lei Castro, de 11 anos, que mora no bairro Nova Esperança, diz que uma das primeiras medidas que tomaria no cargo seria pedir para mudar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro e também melhorar as condições da quadra que tem no local. “O vereador aconselha e muda e vida das pessoas”, diz.

[irp posts="125158" ]

 

Nayara Vitória, de 11 anos, disse que gostou muito da visita. “Tem muitos homens e precisa ter mais mulheres”, observou. Ela ainda disse que vai falar para os amiguinhos sobre a importância da Câmara de Sorocaba. Titus Carvalho, de 9 anos, que é haitiano, e o Matheus Augusto, da mesma idade, sentaram na cadeira dos vereadores e também ficaram entusiasmados em se tornarem parlamentares -- como também são chamados os que são eleitos pelo povo para ter um cargo no Poder Legislativo. Ampliar o trabalho da Pastoral e garantir que todas as crianças tenham acesso ao videogame já estão entre as prioridades deles. A Ana Carolina Cruz, de 7 anos, diz que quer repetir a visita.

Crianças conhecem de perto a Câmara Municipal Paulo Marquez mostrou para os visitantes a galeria de fotos dos vereadores. Crédito da foto: Marcel Scinocca

Paulo Marquez, que é diretor da Escola do Legislativo da Câmara, conta que a ideia é que receber as crianças é uma forma de incentivar a participação popular e a consciência de cidadão. “É relevante, importante e necessária essa participação. O futuro de todos nós depende deles”, conta. “É uma forma deles conheceram na prática como as coisas acontecem aqui na Câmara”, conclui.

Se você também quer conhecer a Câmara de Sorocaba, é só pedir para os seus professores agendarem a visita. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail para [email protected]. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos