Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças aproveitam quarentena para aprender sobre pássaros

26 de Julho de 2020 às 00:01

Crianças aproveitam quarentena para aprender sobre pássaros Lucas e Julia Lemos Franchin, de 9 anos, gostam de descobrir novas espécies, o que as aves comem e se farão ninhos.

Você sabia que Sorocaba abriga mais de 300 espécies de aves? A melhor parte é que muitos desses pássaros podem ser observados a olho nu ou ainda pelo som de seus cantos, pertinho de nós, seja em casa, na rua ou no bairro. E para despertar o interesse das crianças pela natureza do seu pedaço, o Clube Infantil de Observadores de Aves (Coaves Kids) realizou a primeira “passarinhada” virtual, onde os pequenos descobriram curiosidades e características das aves e aprenderam a confeccionar um comedouro para atrair os pássaros em casa.

Crianças aproveitam quarentena para aprender sobre pássaros Fabrício Estevão Ribeiro, de 9 anos, gosta de ir aos parques para ver os passarinhos e os animais.

O encontro ocorreu no último sábado (18) e reuniu quase 30 pessoas, entre pais e filhos. Um dos participantes foi Fabrício Estevão Ribeiro, de 9 anos. “Eu adoro ir aos parques para ver os passarinhos e os animais”, conta. Para ele, a parte mais divertida foi aprender sobre os diferentes tipos de aves. “Eu não imaginava que tinham tantos pássaros. Foi muito legal”, reconhece. Depois de fazer o comedouro, novas espécies apareceram na casa de Fabrício. “A gente tem uma jabuticabeira de vaso, então os passarinhos vinham comer as frutinhas. Agora, com o comedouro, está vindo um monte deles. Os meus preferidos são pardal e codorna.”

Crianças aproveitam quarentena para aprender sobre pássaros O último encontro do Coaves Kids foi virtual, ocorreu no último sábado (18) e reuniu quase 30 participantes, entre pais e filhos.

Para os irmãos gêmeos Julia e Lucas Lemos Franchin, de 9 anos, criar o próprio comedouro foi uma aventura. “Nós fizemos três, dois para nossa casa e um para a da nossa avó”, contam. Assim como o pai, que é ornitólogo, os irmãos gostam de observar pássaros e compartilhar novos aprendizados com os amigos. “A gente gosta de descobrir quais são as espécies, o que as aves comem e se farão ninhos. É muito legal.”

Crianças aproveitam quarentena para aprender sobre pássaros Para Lorena Miranda, de 10 anos, a observação de pássaros se revelou um passatempo divertido na quarentena.

Essa foi a primeira vez que Lorena Enamorado Miranda, de 10 anos, participou de um encontro do Coaves Kids. “Eu pensava que para observar os pássaros era preciso ir em um lugar específico, mas descobri que a gente pode fazer isso em casa”. Depois do encontro, Lorena correu fazer o comedouro com a ajuda de seu pai. “É muito legal trazer a natureza para perto da gente”, frisa. Para ela, observar os pássaros se tornou um passatempo divertido na quarentena. “Eu não sabia que tinha esse gosto, acabei amando quando experimentei”.

Crianças aproveitam quarentena para aprender sobre pássaros As irmãs gêmeas Lara Maria e Clara Maria Oliveira Miranda, de 9 anos, se encantaram pelo mundo das aves.

Assim como Lorena, as irmãs gêmeas Lara Maria e Clara Maria Oliveira Miranda, de 9 anos, se encantaram pelo mundo das aves depois de um encontro do Coaves Kids. “A gente aprende como diferenciar as espécies. É muito divertido”, destacam. Apesar de não terem participado do encontro virtual, as irmãs também construíram o comedouro. Segundo Lara e Clara, é só cortar um pedaço da garrafa pet e prender em um lugar alto. Para elas, além de divertida, essa é uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Aprenda a fazer um comedouro para aves

Quer atrair dezenas de pássaros para a sua casa e, assim, poder observá-los para aprender sobre seus costumes? A garotada do Coaves Kids ensina a confeccionar o comedouro de aves. Você precisará de uma tesoura sem ponta, uma garrafa pet de 1,5l ou 2l (limpa e com tampa) e 70 centímetros de barbante. Agora, é só seguir os cinco passos abaixo e colocar a mão na massa.

Crianças aproveitam quarentena para aprender sobre pássaros Os materiais usados são uma garrafa pet limpa com tampa e barbante para pendurar. Crédito da foto: Cortesia

1 - Retire o rótulo da garrafa e lave bem com água e sabão neutro para garantir que não sobrem sujeiras e resíduos que possam contaminar os alimentos.

2 - Pedindo para um adulto, faça um pequeno furo uns 3 dedos abaixo da boca da garrafa com uma tesoura. Esse furo facilitará o corte na garrafa.

3 - Segure o lado da garrafa que está com o furo e, com uma tesoura sem ponta, faça um corte como na imagem abaixo, de uma forma que se tenha espaço para os passarinhos alcançarem a comida e ficarem em pé na garrafa.

4 - Em seguida, retire a tampa da garrafa e nesse espaço amarre o pedaço de barbante. Por fim, coloque novamente a tampa fechando ela sobre o barbante. Isso vai garantir que o barbante fique mais preso, deixando o seu comedouro mais seguro para ser pendurado.

5 - Por último coloque na parte de baixo sementes para pássaros ou pedacinhos de frutas e escolha algum lugar seguro para que você possa pendurar o seu comedouro.

Lembre sempre que é importante fazer a manutenção do seu comedouro, retirando o alimento toda noite para não atrair animais indesejáveis, como baratas. Lave com água e sabão neutro. Se chover, retire o comedouro para não acumular água parada, que pode se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos