Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças ajudam a construir espaço de lazer no Jardim Iguatemi

01 de Outubro de 2018 às 07:39

Um espaço de lazer construído por todos Crédito da foto: Erick Pinheiro

Que criança poderia imaginar que apenas um pedido seu ajudaria a transformar o bairro onde mora? Pois isso aconteceu com Larissa Tanoma Souza, de 8 anos. “Eu sentia um pouco de falta de ter algo para fazer, porque não tinha muito do que brincar por aqui”, conta. Então pediu para seu pai, Devanir Souza, que colocasse um balanço para brincar no terreno em frente à sua casa.

Esse terreno ostenta, há mais de 30 anos, uma placa com o nome “Praça Mirante do Iguatemi”. No entanto, de praça só o nome mesmo, porque o local -- situado em frente à rua Catanduva, no Jardim Iguatemi -- era tomado por mato.

Um espaço de lazer construído por todos Flávio, Devanir Robreia e Silvana tomaram a iniciativa de construir a praça. Crédito da foto: Divulgação

Motivado pelo pedido da filha, Devanir, cansado de esperar uma ação por parte da Prefeitura, resolveu se unir a outros moradores das imediações para fazer algo, eles próprios. Os vizinhos contam que já estavam cansados de protocolar pedidos ao longo dos anos, para o poder público municipal transformar de fato aquele espaço numa praça, ou seja, em um lugar de convivência e para recreação entre as pessoas.

Um espaço de lazer construído por todos Além do balanço, a praça tem gangorra e enfeites: dois cisnes e um tucano, feitos com pneu. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Aconteceu então que os moradores transformaram o espaço em uma área de lazer para as crianças. O matagal deu lugar a um belo jardim, com árvores floridas e brinquedos. A praça ganhou não apenas o balanço que Larissa queria, mas também gangorra e enfeites: dois cisnes e um tucano, feitos com pneu. O problema é que só tem um balanço e uma gangorra -- e as crianças são muitas. Por isso, elas precisam esperar a sua vez para brincar um pouquinho. Todos torcem para a Prefeitura ou algum empresário ajudar doando brinquedos como gira-gira, escorregador, mais balanços e gangorras, entre outros.

Um espaço de lazer construído por todos Larissa Tanoma Souza. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Felicidade

As crianças comemoram a iniciativa e se dizem felizes por terem um lugar para brincar, correr e passear. Na opinião de Nicolas Kauê Aureliano da Silva, 11 anos, ficou tudo muito caprichado. “Foi feito um belo trabalho. Ficou bonito”, elogia.

Um espaço de lazer construído por todos Nicolas Kauê Aureliano. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Os pequenos colaboram ajudando a regar os 18 ipês e as duas quaresmeiras que foram plantados na praça. “Antes tinha só mato, agora tem brinquedo”, ressalta João Lázaro da Silva Nunes, 9 anos, acrescentando que gosta mais da gangorra. Sua irmã, Ketilly Vitória da Silva Nunes, 6 anos, achou bem legal o que foi feito e disse que prefere brincar no balanço.

Um espaço de lazer construído por todos Ketilly Vitória da Silva. Crédito da foto: Erick Pinheiro

As gêmeas Julia Estelle e Alice Eloise Dias Correa, de 9 anos, amaram tudo: as plantas, as árvores, os cisnes e os brinquedos. “A gente sempre vem aqui para brincar, mas tem de ficar esperando a vez, e às vezes dá briga”, contam.

Um espaço de lazer construído por todos Julia Estelle e Alice Eloise. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Já Sabrina Aguilera Silva, 7 anos, além de curtir os brinquedos, costuma ir sempre até a praça para passear com sua cachorra, a Pandora.

Um espaço de lazer construído por todos Sabrina Aguilera adora passear na praça nova com a Pandora; por lá, os poucos brinquedos são a grande atração. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A parte ruim é que as crianças só têm uma hora de diversão na praça por dia. Como saem da escola às 17h30, sobra pouco tempo para curtirem porque logo às 18h30 já começa a escurecer e o local não conta com iluminação. Todos querem que a Prefeitura providencie luz. Um pouco adiante tem uma academia ao ar livre, para os adultos, mas esta também não conta com iluminação.

Um espaço de lazer construído por todos João Lázaro da Silva. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Sonho

O trabalho de fazer com que a praça realmente fosse praça começou em agosto e ainda não terminou. O sonho dos moradores é plantar mais ipês e colocar grama no restante do terreno. “Pode ser que a Prefeitura tenha algum projeto de pista de caminhada também”, acredita Devanir Souza. Ele, a esposa Robreia, e os vizinhos Flávio José da Silva e Silvana Cristina Antunes da Silva Aguilera se uniram para levar adiante o projeto de melhoria do espaço. Apesar de estarem à frente da iniciativa, todos os vizinhos estão colaborando, inclusive, como já foi falado, as crianças. “Todos ajudam a regar e com muito sacrifício a gente consegue que a Prefeitura venha limpar”, disse Devanir, que junto com Flávio fez os cisnes, o tucano, o balanço e a gangorra. O plantio das árvores teve a colaboração de várias pessoas. “Pedimos inclusive, para a Prefeitura, proteção para um barranco que tem aqui, porque é perigoso, as crianças podem cair”, conta Silvana.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras, informa que enviará uma equipe técnica ao local para fazer o respectivo levantamento da manutenção necessária, incluindo-a posteriormente em sua programação. Interessados em colaborar com o lazer das crianças podem entrar em contato com Devanir pelo telefone (15) 98108-9997 ou com Silvana (15) 98133-0384.

Galeria

Confira a galeria de fotos