Buscar no Cruzeiro

Buscar

A origem do seu gatinho

11 de Abril de 2021 às 00:01

A origem do seu gatinho Domesticados, gatos se tornaram bons companheiros dos humanos. Crédito da foto: Cortesia / Adriane Mendes

Os gatos domésticos dividem opiniões entre os pesquisadores. Alguns os consideram como uma subespécie do gato silvestre, o Felis silvestris, que vivia na África, Ásia e Europa. Outros afirmam tratar-se de uma espécie distinta -- e os classificam como Felis catus. Os pesquisadores também divergem sobre o processo de “autodomesticação” dos bichanos ao longo dos séculos. O plantio intensivo de cereais, há cerca de 10 mil anos, teria feito com que a população de roedores crescesse e, como reflexo, atraído os gatos para o convívio com os humanos. Os egípcios, em 2.300 a.C., já dividiam espaço com os bichinhos.

Quando não são criados em ambiente doméstico, gatos costumam viver em bandos, geralmente compostos por várias fêmeas e seus filhotes. Os machos são solitários e aproximam-se do grupo nos períodos reprodutivos. A gestação costuma durar pouco mais de dois meses e a gata costuma ter cerca de cinco filhotes -- que terão expectativa média de vida de quinze anos. Com tato, visão e audição bem apurados, podem ser bons companheiros mas exigem, como todo animal de estimação, posse responsável por seu tutor. (Da Redação)