A leitura é uma viagem pelo mundo da imaginação

Por Jéssica Nascimento

Pietra Temponi Rodrigues, 8 anos. Crédito da foto: Cortesia

O livro preferido de Nicholas do Prado Lopes, de 7 anos, é "Mariana do Contra", de Rose Sordi. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/8/2020)

Viajar na imaginação, aprender e se divertir. Você sabia que podemos fazer tudo isso ao ler um livro? Diferente do que muitos pensam, a leitura pode, sim, ser sinônimo de diversão. Isso porque quando mergulhamos nas páginas dos livros, despertamos a curiosidade ao imaginar os personagens, os detalhes e como será o final da história. A melhor parte é que a leitura pode tornar as crianças mais inteligentes, imaginativas e criativas. Acredita?

O João Pedro Marconato Negrão, de 7 anos, é prova disso. Ele se encantou pelo mundo dos livros quando ainda era um bebê. “Minha mãe sempre lia histórias para mim, até quando estava na barriga dela”. Hoje, o livro é o seu brinquedo favorito. João tem mais de 1.500 livros em sua casa. E, para achá-los facilmente, ele está separando todos pela cor da capa. “Já li quase todos eles, mas gosto de repetir alguns. Também gosto de indicar livros aos meus amigos”.

João Pedro Marconato Negrão e a escritora Silvana Rando, autora de "O passeio de João". Crédito da foto: Fábio Rogério (10/8/2020)

João prefere os livros mais fininhos, assim consegue ler dois por dia. E para se concentrar na leitura, ele gosta de ler em voz alta e em um local silencioso. “Leio cada livro em 15 minutos. Mas o meu preferido é muito, muito, muito grosso, e se chama ‘A robô selvagem’. Quando li pela primeira vez, parecia que nunca iria terminar”, lembra. Quando João gosta muito de um livro, ele liga para a sua avó e conta a história para ela. Isso porque, para ele, os livros são como um remédio. “Se estou chateado, eu leio para passar o tempo e aí fico bem”, acrescenta.

Crédito da foto: Fábio Rogério (10/8/2020)

Além dos livros que tem em casa, João também gosta de visitar bibliotecas e livrarias para conhecer novas obras. Durante as visitas, ele conheceu vários autores, inclusive seu predileto, o Alexandre Rampazo, e também a escritora Silvana Rando, que criou o livro "O passeio de João", baseado em suas histórias. “Achei muito legal. Eu também já escrevi um livro. Quando crescer, quero escrever e desenhar”, afirma. João acredita que os livros podem ensinar quase tudo. “Eu acho que a criança fica mais esperta quando ela lê bastante”, frisa.

A Julia Mesquita Sampaio, de 8 anos, está aproveitando a quarentena para ler mais livros e poesias. “Eu me divirto”. Julia aprendeu a ler rapidinho, aos 5 anos, na pré-escola. Mas foi a mãe do João, a professora Vanessa Marconato Negrão, que apresentou a ela o mundo dos livros infantis. “Ela me indicou vários, aí eu comecei a ler e não parei mais. Já perdi as contas de quantos livros li”.

Julia Mesquita Sampaio, de 8 anos. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/8/2020)

Agora, Julia coleciona livros em casa. Ela também gosta de pegar alguns livros na biblioteca da escola. “A gente aprende várias coisas com os livros e viaja na imaginação. Por isso gosto de ler”. Hoje, seu livro preferido é "Selpo Silva", de Eva Furnari. “Ele conta a história de um coelho diferente. Eu já li várias vezes. Também tenho um poema preferido, chamado "O direito das crianças", de Ruth Rocha”, destaca.

Atualmente, Julia está lendo o livro "Viagem de um pãozinho" e está gostando bastante. “Os livros são pura diversão. É conhecimento”, reforça. Além dos livros, a pequena também possui o hábito de ler o Cruzeirinho toda semana na escola. “É muito importante ler”.

Os livros preferidos dos pequenos

O Nicholas Antônio Martins do Prado Lopes, de 7 anos, também gosta de ler e se diverte no mundo dos livros. “Minha mãe sempre lê histórias para mim antes de dormir”. Para ele, é importante praticar a leitura desde pequeno. “A gente aprende bastante com os livros”. Nicholas gosta de ler em casa e na escola, quando ainda podia ir às aulas. “Lá tem biblioteca e aulas de leitura, mas também tenho bastante livros em casa”, conta ao destacar que seu livro preferido é "Mariana do Contra".

Pietra Temponi Rodrigues, 8 anos. Crédito da foto: Cortesia

Apaixonada pelo mundo dos livros, Pietra Temponi Rodrigues, de 8 anos, tem o hábito de ler todas as noites antes de dormir e diz que aprende muito com os livros. “Eu sempre aprendo palavras novas e pesquiso os significados. A leitura ajuda nas atividades da escola, pois aprendo sobre histórias e países diferentes. É como se a gente viajasse pelo mundo do livro que estamos lendo”, conta.

Pietra começou a gostar de livros quando ainda era um bebê, pois sua mãe costumava ler histórias para ela. “Quando aprendi a ler, comecei a ver gibi e aprendi palavras novas. Fui gostando e comecei a ler todos os livros que tinha em casa”. Hoje, o seu passatempo preferido é a leitura. “Eu amo ler, é incrível. Se alguém quiser me dar um presente, é só me dar um livro, que vou amar. Com a leitura, a gente entra na história e no mundo da imaginação, começa a pensar nos personagens, no que acontece”.

Hoje, Pietra coleciona livros e até perdeu as contas de quantos já leu. “Eu e minha mãe gostamos muito de livros. Temos uma pequena biblioteca em casa e, palpite, temos mais de 100”. Entre seus livros preferidos, estão "Mortina", "Píppe" e "O bom gigante amigo". Agora, ela está lendo "O Minotauro", obra de Monteiro Lobato. Com a pandemia, Pietra conta que passou a ler ainda mais. “Estou com mais tempo livre. Está muito divertido”, destaca ao dizer que todos deveriam criar o hábito da leitura. E você, gosta de ler? (Jéssica Nascimento)