A importância das abelhas

Por

inimigo

No mundo todo existem cerca de 20 mil espécies diferentes de abelhas. Crédito da foto: AFP / Inti Ocon

 

É sempre impressionante observar a riqueza de detalhes, organização e disciplina das abelhas. Insetos que pertencem à ordem Hymenoptera, que também inclui vespas e formigas, as abelhas estão divididas em cerca de 20 mil espécies diferentes. Parece muito, mas não é. Isso porque tem sido registrada a queda da população dessas pequenininhas nos últimos anos.

As causas para a redução das abelhas no mundo estão ligadas a fatores como mudanças climáticas, uso de pesticidas e perda de habitat natural. E qual a importância disso tudo?

As abelhas estão entre os principais polinizadores, ou seja, animais que transferem o pólen entre as flores, atuando no processo reprodutivo das plantas. Levando grãos de pólen de uma flor para outra, as abelhas ajudam na geração de novas plantas.

Sem elas, a produção de alimentos do mundo estaria comprometida, já que muitos dos vegetais que comemos vêm de plantas polinizadas, como manga, abobrinha, feijão.

Vale lembrar que a polinização da Mata Atlântica é feita em grande parte por esses pequenos insetos.

Sem falar da produção de mel, para a qual elas trabalham muito!

Uma abelha produz no máximo cinco gramas de mel por ano e para produzir um quilo de mel é preciso colher o néctar de pelo menos cinco milhões de flores.

É muita coisa. (Cris Leite/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente/Governo de SP)