Buscar no Cruzeiro

Buscar

A curiosidade das crianças desvenda o mundo dos pássaros

14 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]

A curiosidade das crianças desvenda o mundo dos pássaros Rodrigo Miguel Pinto já sabe identificar o canto de algumas aves. Crédito da foto: Cortesia

Bicos, penas, cantos e voos. O mundo das aves desperta a curiosidade de adultos e crianças, seja para observar seus comportamentos na natureza ou para aprender um pouco mais sobre suas características. A curiosidade pelo tema é tão grande que em Sorocaba existe até um Clube Infantil de Observadores de Aves, o Coaves Kids. O grupo sempre se reúne para aprender sobre as espécies. O tema do primeiro encontro do ano, realizado no último mês, em formato virtual, foi “Pios, chamados e canto das aves” e abordou como é feita a comunicação entre os pássaros.

A “passarinhada virtual”, como são conhecidas as reuniões, busca despertar o interesse das crianças e seus familiares sobre as aves, em uma manhã divertida e de aprendizado sobre a importância da conservação do meio ambiente. O último encontro reuniu 12 crianças com idades a partir de 6 anos e teve cerca de duas horas de duração, com jogos, brincadeiras e bate-papo sobre o tema. Durante a reunião, a garotada teve a oportunidade de conhecer 22 das cerca de 90 espécies que habitam o Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira, como sabiá, bem-te-vi, joão-de-barro, saracura-do-brejo, periquito, rolinha, pica-pau-do-campo e cambacica, e saber como é o som de cada uma delas.

Essa foi a primeira vez que a Jasmim dos Santos Garcia, de 8 anos, que está no 3º ano do ensino fundamental 1, participou do encontro. A pequena conta que acompanhou cada minuto da reunião virtual. “Foi muito legal. Eu sempre quis saber sobre aves. Eu aprendi sobre o canto das aves, sobre o voo”, afirma ao dizer que já vai se inscrever para as próximas reuniões do Coaves Kids.

A curiosidade das crianças desvenda o mundo dos pássaros As reuniões, conhecidas como “passarinhadas virtuais”, buscam despertar o interesse das crianças e familiares. Crédito da foto: Cortesia

Jasmim adora os animais e diz que seu pássaro preferido é a coruja-buraqueira. “Desde pequena eu gosto de coruja. Eu já vi uma em São Miguel Arcanjo. E quando vou na casa da minha avó, no bairro Vitória Régia, sempre vejo arara e maritaca”. Segundo Jasmim, é muito importante para as crianças saberem sobre os animais. “É legal aprender sobre as aves, o que elas comem, as espécies. Acho que todo mundo deveria aprender”, frisa ao alertar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e da natureza.

O Rodrigo Miguel Pinto, de 10 anos, que está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental 1, sempre participa dos encontros e conta que desta vez conseguiu identificar o canto de algumas aves. “A minha parte favorita é quando a gente ouve as aves. Eu gostei muito”. Rodrigo é muito interessado em aves e pássaros. “Eu gosto de ficar observando. Eu gostei mais do bem-te-vi e da saí-azul, ela é muito bonita”.

E para que as aves sobrevivam por mais tempo, Rodrigo destaca ser preciso fornecer água e uma fonte de alimentação para os animais. “Eu já fiz um comedouro em casa com garrafa pet”. Além disso, o menino conta que as aves precisam de um lugar para fazer um ninho, que geralmente pode ser em um bosque ou em uma árvore alta. “As aves gostam bastante de ficar se escondendo entre as folhas. É importante preservar a natureza. Se não preservarmos, elas podem ficar sem casa e podem até morrer”, alerta.

Os irmãos gêmeos Julia e Lucas Lemos Franchin, de 10 anos, matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental 1, sempre acompanham os encontros do Coaves Kids. Filhos de um ornitólogo, profissional especialista em aves, os dois sempre buscam aprender mais sobre os pássaros. “Foi muito legal aprender sobre o canto das aves. Meu pai fica cantando toda hora”, conta Lucas. “É bem legal observar os pássaros. Eu gosto de ouvir os cantos, mas também gosto de ver eles, o que é difícil. Só dá pra ouvir, porque normalmente eles têm medo e ficam longe”, explica Julia.

A curiosidade das crianças desvenda o mundo dos pássaros Julia e Lucas Lemos Franchin são filhos de um ornitólogo. Crédito da foto: Cortesia

Julia e Lucas ficam felizes sempre que conseguem ver os pássaros. As aves preferidas de Julia são o bem-te-vi e a coruja. “Eu gosto da cor delas”. Já Lucas prefere as aves de rapina. De acordo com os irmãos, é muito importante as crianças aprenderem sobre os pássaros desde pequenas. “A ligação dos pássaros com o meio ambiente é muito grande. Eles adubam as plantas e levam as sementes. Eles trazem bastante coisas boas”, reforçam.

Próximo encontro

E você, também gosta de aves? Quer participar de um encontro do Coaves Kids? Então já anota na agenda que a próxima reunião on-line será no dia 20 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected], no qual os pais deverão informar nome da criança, endereço completo e um número de telefone com WhatsApp para receber o link de acesso na plataforma Google Meet. Para mais informações, entre em contato pelo (15) 3221-6643.

Observadores no Cruzeirinho

Nas próximas edições do Cruzeirinho, você vai poder conhecer um pouco mais do universo dos pássaros que habitam a região de Sorocaba. Todo domingo, aqui no nosso suplemento, os participantes do Coaves Kids produzirão uma coluna recheada de curiosidades sobre os nossos amiguinhos de bicos e penas. O conteúdo terá supervisão da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba (Sema). Não perca! (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos