A beleza e a força do Tigre-de-Sumatra

Por

A mamãe Kartika e seu filhote de sete meses vivem no Zoológico de Taronga, na Austrália. Crédito da foto: AFP Photo / Taronga Zoo / Rick Stevens

No dia 29 de julho foi comemorado o Dia Internacional do Tigre. Estes aí da foto são a mamãe Kartika e seu filhote, que tem sete meses de vida. Eles moram no Zoológico de Taronga, na Austrália, e pertencem à espécie chamada de Tigre-de-Sumatra, cujo nome científico é Panthera tigris sondaica. São conhecidos assim por serem naturais da ilha de Sumatra, na Indonésia.

De todos os animais da espécie, o Tigre-de-Sumatra é o menor. Os machos pesam entre 100 e 140 quilos e medem cerca de 2,5 metros de comprimento. Chegam a ter 90 centímetros de altura. Além do tamanho, eles são diferentes dos demais por possuírem listras negras mais escuras e largas e um corpo com uma cor alaranjada mais forte -- que serve para se camuflarem melhor na floresta.

[irp posts="142748" ]

 

Os tigres são animais carnívoros e se alimentam de presas de menor ou igual porte -- às vezes, se arriscam e atacam uma com um porte maior do que o seu. São considerados animais muito agressivos.

Atualmente, estima-se que existam apenas 400 Tigres-de-Sumatra vivendo soltos pelas matas. Os demais moram em parques de conservação ou zoológicos, como estes da foto. Os que estão na natureza correm risco de extinção por conta do grande desmatamento, que destrói seu ambiente natural, e da caça.