Buscar no Cruzeiro

Buscar

A alma do Brasil

16 de Fevereiro de 2020 às 00:01

A alma do Brasil Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Quilombo é o nome de um lugar onde os escravos se refugiavam e que existe desde o período colonial. Ali se formavam comunidades inteiras. Quilombos existem até hoje, são mais de 3,5 mil por todo o Brasil.

Aqui pertinho de nós, em Salto de Pirapora, temos o Quilombo Cafundó. Eu não conhecia. Fui lá pela primeira vez na semana passada. Fiquei encantada com o artesanato, as plantas, as pessoas. Tudo é muito bonito e o que deixa as coisas ainda mais bonitas é a simpatia das pessoas que ali vivem, as goiabas doces que despencam do pé, os cachorros se espreguiçando na grama... não consigo definir. O que é certo é que as pessoas dali sabem de onde vieram.

Coincidentemente, cheguei na escola logo depois de visitar o quilombo e encontrei esse livro. Em “Quilombololando”, Heloísa Prieto presta uma homenagem a esse lugar de resistência, sua cultura, seu povo, suas brincadeiras, danças e músicas, suas belezas naturais. Principalmente, as belezas do Vale do Jequitinhonha.

As lindas ilustrações são de Joaquim de Almeida. A editora é a Amarilys. Deixo de presente um verso: “Pois se achegue aquele que bebe a palavra boa na Moringa. Quem souber assobiar alegria. E todas as meninas iluminadas por fogueiras. E quem mais pra brincadeira de ficar ‘Quilombololando’”.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil