fbpx
Educare Mais Cruzeiro

Oportunidade se transforma num sonho de vida realizado

Aos 17 anos, Roberto de Almeida, aluno do Politécnico, já arruma as malas para estudar em Portugal
Oportunidade se transforma num sonho de vida realizado
“Estou otimista e sinto que será um período muito enriquecedor”, diz Roberto, que embarca dia 12 de agosto. Crédito da foto: Emidio Marques

Cursar o ensino superior em outro país era um sonho que vinha sendo amadurecido por Roberto Ribeiro de Almeida, 17, que cursou todo o ensino médio com bolsa no Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Em março deste ano, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a boa notícia: o jovem conseguiu uma bolsa de 70% para o curso de gestão na Universidade de Algarve, em Portugal.

Leia mais  Colégio Politécnico completa 20 anos nesta terça-feira (12)

 

Roberto será o primeiro da família a fazer um intercâmbio e sua mãe, Laura Ribeiro Leite de Almeida, 34, vive agora um misto de sentimentos, entre alegria e receio pela distância. “No atual cenário aqui do Brasil, eu sei que essa experiência é muito boa, ele terá oportunidades que aqui são mais difíceis, mas o coração de mãe fica apertado pela saudade mesmo.” Roberto é o filho mais velho e tem um irmão de 16 anos, também aluno do Colégio Politécnico, além de uma irmã de quatro anos.

O estudante fez o ensino fundamental na rede pública e a partir do primeiro ano do ensino médio passou a frequentar o Colégio Politécnico, com uma bolsa de 50%. “A gente preza muito pela educação dele, mas era apertado pagar ainda assim. Procuramos a direção, explicamos a nossa situação e eles cederam a bolsa integral, que foi, com certeza, um grande presente e ele era um ótimo aluno”, relata a mãe, orgulhosa. A fama de aluno exemplar é confirmada pela auxiliar de direção da escola, Luciane Cristina Durigan. “Um menino muito dedicado e quieto, assim como o irmão. Ambos têm comportamento exemplar.”

Oportunidade se transforma num sonho de vida realizado
Laura de Almeida, mãe de Roberto, se divide entre a alegria e a apreensão pela conquista de seu filho. Crédito da foto: Emidio Marques

Além da bolsa conquistada em Algarve, com direito a alojamento gratuito, Roberto também foi aprovado no curso de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. “Quando veio essa aprovação eu fiquei bem em dúvida, mas acabei decidindo por seguir para o intercâmbio, que eu vinha planejando desde o ano passado”, conta o estudante, que trabalha com o pai em uma oficina autoelétrica. Junto com a família, Roberto visitou uma feira na capital paulista onde conheceu várias universidades de todo o mundo e daí brotou a vontade de morar fora.

A graduação em Algarve terá duração de quatro anos e a família de Roberto já faz as contas para conseguir pagar os 30% do valor que restará. Em Portugal, mesmo as instituições públicas são pagas e o máximo de bolsa concedida é de 70%, como a conquistada pelo sorocabano. “Decidi fazer o curso à noite e como o meu visto permite, quero também trabalhar para conseguir me sustentar por lá e não pesar tanto para os meus pais”, explica o jovem.

Orgulho

A diretora do Colégio Politécnico, Sidnei Silva, conta que ao receber a notícia sobre a aprovação do ex-aluno sentiu uma alegria tão grande como se fosse um filho seu conquistando um sonho. “Vê-lo criando asas mexe comigo de uma maneira a voltar lá na minha juventude. Eu não tive essas oportunidades por conta da época e saber que o colégio foi determinante para que ele alcançasse esse objetivo é motivo de muita alegria”, comemora Sidnei.

Sidnei também destacou a importância do trabalho dos professores da instituição, que diariamente inovam e buscam apresentar aos estudantes um grande leque de possibilidades profissionais. “Plantar neles essa semente da curiosidade e inquietação é um mérito dos educadores. Aqui esses adolescentes passam a conhecer os vários rumos que podem dar para a carreira e não os impedimos de sonhar. Fazemos questão de dar o máximo de apoio e motivação para que eles se realizem”, conta a diretora, que frequentemente reencontra ex-alunos que fazem questão de contar

Oportunidade se transforma num sonho de vida realizado
A diretora Sidnei Silva destaca a importância de apresentar aos alunos um leque de possibilidades profissionais. Crédito da foto: Emidio Marques

suas vitórias.

Roberto confirma a importância do ensino oferecido pelo colégio e destaca que as matérias de história e geografia são as suas preferidas. “Se eu não tivesse estudado aqui, dificilmente conseguiria uma boa nota no Enem, então eu sou muito grato por essa porta que me abriram.” Laura espera que os outros filhos também se espelhem em Roberto e conta que toda a família comemorou a aprovação no exterior.

O pai de Roberto, Ernane Calegare de Almeida, segundo a mãe, também está entusiasmado, mas já apreensivo com a proximidade do embarque para Portugal. Roberto completa 18 anos no dia 6 de agosto e no dia 12 do mesmo mês viaja para a nova etapa de sua vida. “Acredito que no começo terei um pouco de dificuldade para me adaptar aos costumes e rotina, mas estou otimista e sinto que será um período muito enriquecedor”, finaliza o futuro intercambista. (Larissa Pessoa)

Comentários

CLASSICRUZEIRO