Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meninas vão melhor em leitura; já os meninos, em Matemática

06 de Dezembro de 2019 às 00:01

Meninas vão melhor em leitura; já os meninos, em Matemática No Brasil, os meninos superaram as meninas em nove pontos na Matemática. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (7/11/2016)

Meninas têm melhor desempenho que meninos em leitura no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2018. Elas obtiveram 30 pontos a mais na prova, o que equivale a quase um ano de estudos de diferença em relação aos meninos.

O resultado é a média dos países da OCDE. No Brasil, não é muito diferente: as meninas tiraram 26 pontos a mais que os meninos em leitura. Elas também tiveram, entre os países da OCDE, um desempenho levemente superior em Ciências, de dois pontos a mais que os meninos. No Brasil, o desempenho em Ciências foi semelhante entre meninos e meninas.

Os meninos, no entanto, superaram as meninas em cinco pontos em Matemática entre os países da OCDE. No Brasil, a diferença foi maior, de nove pontos a mais para eles, em média.

Entre os meninos com as melhores performances em Matemática ou Ciências, cerca de um a cada três espera, aos 30 anos, estar trabalhando com engenharia ou como cientista. Entre as meninas, apenas um a cada cinco esperam o mesmo. Entre as meninas com as melhores performances, cerca de duas a cada cinco esperam trabalhar em profissões ligadas à saúde. (Mariana Tokarnia -- Agência Brasil)