Buscar no Cruzeiro

Buscar

Etecs e Fatecs prorrogam inscrições para processos seletivos

22 de Julho de 2020 às 21:55

Fatec realiza neste domingo (8) o vestibular do primeiro semestre de 2020 Seleção de candidatos será feita por análise de histórico escolar, sem prova presencial. Crédito da foto: Divulgação

 

As escolas técnicas (Etecs) e as faculdades de tecnologia (Fatecs) estaduais prorrogaram para até as 15h de amanhã, os prazos de inscrição para os seus respectivos processos seletivos. A agenda inicial previa o encerramento da fase de inscrições na última terça-feira (21).

Neste segundo semestre de 2020, a seleção de candidatos para as mais de 60 mil vagas, distribuídas em cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos em todas as regiões do Estado, será feita por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

No vestibulinho, que oferece acesso às Etecs, serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da primeira série do Ensino Médio ou do primeiro termo do Ensino Médio na modalidade EJA, concluídos até 31 de dezembro de 2019.

O vestibular das Fatecs também vai avaliar as notas destas mesmas disciplinas, porém da terceira série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes à segunda série, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do ciclo.

De acordo com o Centro Paula Souza, a mudança de critério de admissão se faz necessária em respeito ao distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias. O objetivo é preservar a saúde dos candidatos. Serão considerados históricos escolares até dezembro de 2019, portanto, anteriores ao início da pandemia. A entidade orienta que os candidatos solicitem o histórico escolar por e-mail às secretarias das escolas.

Opções nas Etecs

Em Sorocaba as Etecs terão vagas nas unidades Fernando Prestes, Rubens de Faria e Souza e Armando Pannunzio. As vagas na Etec Armando Pannunzio são para os cursos de Administração, Automação Industrial, Comércio, Eletroeletrônica, Guia de Turismo, Recursos Humanos e Secretariado.

Na Etec Rubens de Faria e Souza, a lista inclui Administração, Alimentos, Comércio, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Gestão de Projetos, Guia de Turismo, Mecânica, Secretariado e Sistemas de Energia Renovável.

Já os cursos oferecidos pela Etec Fernando Prestes são Administração, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistema, Design de Interiores, Edificações, Eventos, Finanças, Gestão de Projetos, Guia de Turismo, Secretariado e Segurança do Trabalho. Detalhes de vagas e dos cursos devem ser consultadas no site da instituição de ensino.

A previsão é de que todas as atividades comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das aulas presenciais.

O novo prazo para a inscrição no processo seletivo das Etecs, exclusivamente pelo site, vai até as 15h de amanhã. Ao todo, o vestibulinho para o segundo semestre de 2020 oferece 44.872 vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online) e Especialização Técnica.

Os interessados em concorrer a uma vaga devem preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 19. O valor deve ser pago até amanhã, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Fatecs: 81 graduações

Já as inscrições para concorrer a uma das 15,8 mil vagas nas 81 graduações oferecidas pelas Fatecs neste semestre devem ser feitas exclusivamente no site vestibularfatec.com.br, também até amanhã, às 15h. O candidato que quiser disputar uma vaga do vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Etecs e das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. As opções para efetuar o pagamento são as mesmas disponíveis para os candidatos ao vestibulinho das Etecs. (Da Redação, com informações do CPS)