Educare

Contratação de estagiários cresce 7,5% no primeiro trimestre de 2019

Dados são do primeiro trimestre deste ano em empresas de Sorocaba e região, aponta Ciee
Contração de estagiários cresce 7,5%
De acordo com o Ciee, há vagas abertas durante todo o ano, mas principalmente nos primeiros e nos últimos meses. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O número de contratações de estagiários em Sorocaba e região cresceu 7,5% no primeiro trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), de janeiro a março deste ano, 3578 estudantes conseguiram uma vaga, enquanto, nos três primeiros meses de 2018, esse total foi de 3323.

O supervisor de atendimento do Ciee, Valdir Martins Filho, atribui esse aumento nas contratações à melhora da crise econômica. Segundo ele, com a diminuição da recessão, a receita das empresas voltou a se manter estável. Com isso, as companhias voltaram a oferecer vagas de estágio. Além disso, aponta Martins Filho, os empresários, hoje, confiam mais no potencial e na qualidade do trabalho dos estagiários. Para a empresa, “contratar um estudante significa renovação no seu quadro [de funcionários]”, diz. Isso porque, afirma, eles apresentam novidades, são determinados e almejam crescimento na organização.

Leia mais  Inscrições para processo seletivo das Etecs são prorrogadas

 

Martins Filho diz que, além de ser uma oportunidade de aprendizado e aquisição de experiência, “o estágio é porta de entrada para o mercado de trabalho”. De acordo com o supervisor, entre 55% e 60% dos estagiários são efetivados após o término de seus contratos.

O supervisor explica que há vagas disponíveis todos os meses. Porém, no final e no início do ano, a oferta de oportunidades cresce consideravelmente. Nessa época, muitos estudantes concluem o ensino médio ou a graduação e, consequentemente, seus contratos de estágio se encerram. Com isso, as vagas daqueles que não foram contratados ficam disponíveis. No momento, o Ciee tem cerca de 200 vagas de estágio para Sorocaba e região, a maioria para nível superior.

Experiência

Contração de estagiários cresce 7,5%
Miriam comemora o aprendizado diário no estágio que realiza numa escola de idiomas. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A estudante de gestão comercial Miriam Cipriano Gonçalves Santos, de 23 anos, conseguiu estágio justamente no início do ano. Miriam está no 1º semestre da graduação e começou a trabalhar numa escola de idiomas, em Sorocaba, em janeiro deste ano. Ela já havia atuado como agente de atendimento anteriormente e acredita que sua experiência foi o diferencial para a conquista da vaga. Para Miriam, fazer estágio é importante para adquirir experiências e colocar em prática os conteúdos aprendidos na faculdade. “Cada dia aqui [na empresa] aprendo coisas novas”, conta.

A estudante de Engenharia Civil Giovanna Saez Mella, de 21 anos, também foi contratada em janeiro, mas de 2018, quando estava no 5° período da faculdade. Para ela, os seus principais diferenciais para conquistar a vaga foram a afinidade com a área de saneamento básico, à qual a empresa pertence, e também o desenvolvimento de um projeto sobre o tema na faculdade. Ela recomenda, inclusive, que os estudantes participem das atividades promovidas pelas faculdades. Isso porque, afirma, os trabalhos desenvolvidos nessas ações podem ser apresentados para as empresas durante processos seletivos.

Contratação de estagiários cresce 7,5% no primeiro trimestre de 2019
Giovanna considera que o estágio capacita os estudantes para o mercado de trabalho. Crédito da foto: Emídio Marques

Conforme Giovanna, o estágio e a faculdade estão totalmente interligados. Ela conta que aplica muitas dos conteúdos aprendidos em sala de aula para realizar as tarefas na companhia de saneamento básico. Por outro lado, aprende, na organização, temas ainda não abordados na faculdade. “Muitas das coisas que a gente vê na teoria, consegue comprovar no estágio”, conta. Além disso, diz Giovanna, o estágio capacita os estudantes para o mercado de trabalho. “A gente já tem uma visão de como funciona [a área de atuação] e sabe lidar com problemas do dia a dia”, destaca.

Preparo é essencial

Contração de estagiários cresce 7,5%
Valdir acredita que a melhora da economia contribuiu para novas vagas. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Martins Filho aponta que, para conseguir estágio, o estudante deve estar bem preparado para participar dos processos seletivos. Elaborar currículos completos e corretos, de preferência com a descrição de experiências anteriores e atividades interessantes já realizadas, pesquisar sobre a empresa e mostrar proatividade são os principais requisitos. O candidato também deve ser pontual, vestir-se de maneira adequada e agir naturalmente durante a entrevista. “As empresas procuram candidatos dinâmicos, com vontade de crescer, que agreguem, com energia e disposição de colaborar com o crescimento da organização”, destaca.

Além disso, ele recomenda que os interessados mantenham seus cadastros no site do Ciee sempre atualizados. (Vinícius Camargo / Supervisão: Regina Helena Santos)

Comentários

CLASSICRUZEIRO