Educare

Competição incentiva alunos de escolas públicas de SP a estudar na USP

Competição recebe inscrições dos matriculados no Ensino Médio da rede pública até o dia 12 de abril
universidades
Em 2018, cerca de 50 mil estudantes participaram da CUCo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Alunos do Ensino Médio de todas as escolas públicas do Estado de São Paulo podem se inscrever para Competição USP de Conhecimentos, a CUCo, até o dia 12 de abril. O desafio é composto por duas provas aplicadas pela Fuvest, a mesma fundação responsável pelo vestibular da USP.

A iniciativa integra o Vem pra USP!, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a USP e a Fuvest para incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

No ano passado, cerca de 50 mil estudantes participaram da CUCo. Destes, 352 foram aprovados no vestibular da Fuvest. Todos são alunos de escolas públicas de São Paulo, mas não necessariamente da rede estadual.

Podem participar da competição alunos das três séries do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo. A primeira fase da competição é on-line, com 18 testes de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais, ciências e matemática.

Leia mais  Inep divulga edital do Enem 2019; taxa de inscrição será de R$ 85

 

Aqueles com melhor desempenho avançam para a segunda fase, que é presencial. O conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades.

Os mais bem classificados das três séries do Ensino Médio recebem prêmios. Entre eles estão monitoria de matemática pela internet com universitários uspianos; para alunos do 3º ano, a isenção da taxa do vestibular da Fuvest que no ano passado custou R$ 170 reais; certificados; para alunos do 1° e 2° anos, bolsas Santander de iniciação científica na Universidade; oportunidade de concorrer a vagas de estágios do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); visitas à USP e prêmios para os professores, escolas e grêmios estudantis.

Inscrição e provas

Para a inscrição, os estudantes precisam preencher um formulário e informar o número do CPF e RG. O modelo é o mesmo da prova do vestibular da Fuvest. Depois de realizar a inscrição, até 12 de abril, o participante da CUCo pode fazer a prova on-line a qualquer hora do dia entre 22 e 26 de abril.

A segunda etapa é para quem conquistou um bom desempenho na prova pela internet. Ela será no dia 6 de junho, às 8 horas, na própria escola onde o jovem estuda. (Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Comentários