Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cecap oferece workshop e curso sobre governança, gestão de riscos e compliance

04 de Março de 2020 às 16:10

https://www.youtube.com/watch?v=7btUNSyjwWo&feature=youtu.be

Acontece quinta-feira (5), no Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), o workshop “Governança, Gestão de Riscos e Compliance”. Gratuito, o evento tem início às 19h30 e os interessados em participar precisam contribuir com um quilo de alimento não perecível.

De acordo com o advogado e um dos instrutores do workshop, Cesar Caracante, o conteúdo apresentado aos participantes é uma prévia de tudo que será ensinado no curso, de mesmo nome. A atividade acontecerá entre 2 e 5 de abril, também no Cecap.

Caracante é coordenador de cursos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesc). Ele explica que a Associação Cultural dos Adesguianos de Sorocaba (ACAS) tem uma parceria com o Cecap e, por isso, o workshop e o curso completo serão ministrados no local.

Conceito

O especialista explica que os temas governança, gestão de riscos e compliance (GRC) fazem parte de um conceito criado pelo Banco Mundial, em seu documento Governance and Development. “Trata-se de um conjunto de medidas essenciais para o exercício da administração baseada no planejamento / execução com foco em resultados. Esse curso introduz às competências necessárias”, explica o advogado.

Além de Caracante, que esteve na manhã desta quarta-feira (4) na redação do Jornal Cruzeiro do Sul e também na Cruzeiro FM 92.3, Marco Asseituno também participará do workshop e do curso. As aulas são destinadas a empresários, universitários, executivos, gestores e profissionais em cargos nos níveis estratégico e tático.

Nos últimos anos, lembra o advogado, profundas inovações conceituais na jurisprudência e na legislação brasileira alteraram substancialmente as bases sociais, políticas e econômicas das responsabilidades decorrentes das atividades mercantis em geral. “Os impactos dessas atividades passam a ter maior amplitude e, proporcionalmente, as regras de responsabilidade legal se tornam cada vez mais sofisticadas e exigentes. Por ser algo novo, ainda é bastante desconhecido e por isso vem a importância de ser abordar o tema”, afirmou.

Práticas usadas por empresas

No curso e no workshop os participantes terão acesso a noções básicas e técnicas simplificadas de benchmarking - análise estratégica aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor. Esse conceito objetiva a organização de sistemas de gestão de operações, analises de cenários e conformidades técnicas normativas, com foco em resultados.

Durante as aulas serão apresentados os fundamentos técnicos da organização de um negócio, seu fortalecimento e proteção. Também será abordada a importância da compreensão de normas corporativas, técnicas profissionais e das leis.

[irp posts="223504" ]

 

Os dois eventos acontecerão no Cecap, situado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, no bairro Alto da Boa Vista. No caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (15) 2102-5293. (Larissa Pessoa)