Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ensino a distância provocou uma revolução e veio para ficar

19 de Setembro de 2018 às 11:47

EaD veio para revolucionar a educação e oferecer oportunidade a todos. Foto: Fábio Rogério

O Ensino a Distância (EaD) surgiu para dar oportunidade de estudo aos que não conseguem cumprir a jornada de aula presencial, na maioria das vezes por trabalharem nesse período. Além da flexibilidade de horário, os cursos são mais baratos, já que não contam com a presença física do professor. Ainda é possível concluir uma faculdade ou pós-graduação em tempo reduzido. Por todas essas vantagens, o EaD é considerado uma das revoluções da Educação, porque veio para proporcionar estudo para quem estava excluído (por falta de tempo ou de dinheiro). Estão incluídos aí até mesmo os analfabetos digitais. Sim. Quem não tem computador e nunca teve contato com a informática pode fazer EaD. Mas como? Contando com a ajuda da tutoria.

Márcio Antônio Fulini, tutor dos cursos de bacharelado e tecnólogos da Uninter, fala sobre a experiência que teve com um aluno.

“Um senhor de 68 anos se formou em gestão ambiental dessa forma, sem saber nada de computação”, conta.

Como os polos EaD disponibilizam computador para os alunos, esse estudante ia até o polo. Márcio afirma que ele era analfabeto digital. “O aluno não achava as letras no teclado, então escrevia no papel e eu digitava pra ele. Não conseguia nem mexer no mouse, então eu ajudava”, lembra.

A profissão desse senhor era trabalhar em obras e ele não tinha como estudar no período costumeiro das escolas, apesar de ser o sonho de sua vida. Por isso optou pelo EaD, mesmo sem saber nada de computação. “Com o tempo ele aprendeu a lidar com o sistema e o fato de ter conseguido concluir os estudos foi muito lindo. Ele não queria mais trabalhar na rua, queria atuar na área da gestão ambiental, ter plano de carreira”, conta Márcio.

Foto: Divulgação

Apenas para os fortes

A coordenadora do polo Sorocaba da Uninter, situado na região central, Maria Teresa Gomes Pieroni, destaca que ao mesmo tempo que a metodologia do EaD é uma inovação, uma oportunidade para estudar onde estiver e quiser, não é para todos. Fazer EaD é só para os fortes.

Se engana quem pensa que é mais fácil, muito pelo contrário. EaD exige disciplina e personalidade, pois a pessoa reativa, aquela que precisa sempre de alguém “empurrando”, não consegue fazer um curso nesse estilo.

“Quem quiser fazer EaD terá de mudar hábitos, ter mais disciplina, ler mais. Quem não lia nem ao menos um livro, terá de ler pelo menos 12 em um ano”, alerta.

Tutora dos cursos de Educação, Michelle Sacramento, que ainda é coordenadora acadêmica da faculdade Futuro Inovador e da pós Unisuam, lembra que assim como qualquer outro estudo, no EaD também tem regras, e se o estudante não cumprir as tarefas, pode ficar com nota baixa. “A gente só sai da sala de aula tradicional, mas o padrão é o mesmo”, ressalta.

Marcio Antonio, Maria Tereza, Samuel, Denise e Maria Aparecida destacam os avanços da educação por meio da tecnologia. Foto: Fábio Rogério

Sentimento de realização pessoal

Denise Cleto, tutora do curso de Serviço Social, afirma que muitas pessoas se sentem frustradas por não terem estudado, por terem priorizado outras coisas. “Então a oportunidade de estudar por meio do EaD faz com que se sintam realizadas”, complementa. No EaD o aluno conta com aulas em vídeo, gravadas por um professor, mas há acompanhamento presencial de um tutor, para quando o estudante quiser. Inclusive todos os dias, se precisar.

Denise ressalta que no EaD o tutor é mais presente do que o professor das salas de aula tradicionais, pois o acompanhamento é individual.

Maria Aparecida Freitas de Barros Magoga, tutora de licenciaturas em geral, lembra que o curso pode até ser a distância, mas aluno do EaD não precisa ficar a distância. Além de contar com as tutorias presenciais, é possível estudar no computador do polo e até mesmo fazer trabalho em grupo, com outros estudantes.

A presença é uma escolha pessoal. Michelle Sacramento, coordenadora acadêmica da faculdade Futuro Inovador e da pós-graduação Unisuam, ambas com ensino EaD, lembra que para quem não pode comparecer ao polo, há cursos que são 100% a distância, mas depende da escolha do aluno. Nesse caso, é preciso comparecer ao polo apenas nos dias de provas. “Alguns cursos precisam dos encontros presenciais”, diz. Entre eles os de engenharias e o de educação física.

Mas EaD tem atividades práticas? Claro. Samuel Cancian, tutor de educação física da Uninter que o diga! Especializado na área, ele é quem faz as atividades com os alunos.

Galeria

Confira a galeria de fotos