Buscar no Cruzeiro

Buscar

Opinião: a educação contribui para diminuir barreiras sociais

18 de Setembro de 2018 às 16:00

Foto: Divulgação

Em um mundo tão diverso e desigual, há uma preocupação crescente na oferta de oportunidades que sejam acessíveis a todos. A tão comentada inclusão digital que o mundo vive, com o crescente acesso à informação (confiável ou não) tem propiciado muitas destas oportunidades. Ao mesmo tempo, a velocidade em que ela ocorre nos diversos segmentos e classes sociais pode gerar uma desigualdade ainda maior.

A educação, reconhecidamente um dos mais relevantes caminhos para a transformação social, também vem passando por este processo. Há muitos anos, gerações e gerações apostam na educação e na formação como as principais, muitas vezes as únicas, opções para mudar os rumos das vidas de milhões de pessoas. De fato, o tempo tem mostrado que a educação tem um papel fundamental para esta transformação, mesmo numa sociedade em constantes mudanças de valores.

Embora ainda se tenha muito a melhorar, vários são os casos de sucesso que nos saltam aos olhos. Pessoas que antes não tinham quaisquer perspectivas, transformaram-se em expoentes em suas áreas de atuação, por meio da educação.

Frutos do resultado de uma intensa dedicação individual, associada ao espírito coletivo que o ambiente de ensino é capaz de criar, as barreiras se tornam cada vez menores para estas pessoas.

Na Facens, vivenciamos diversos exemplos, incluindo pesquisadores, professores, alunos e colaboradores. Casos que tiveram repercussão nacional compõem este quadro. São profissionais que iniciaram suas carreiras em atividades como limpeza e manutenção ou mesmo vieram de famílias humildes e sem perspectivas, que apostaram tudo na educação e transformaram-se, hoje, em profissionais respeitados em suas áreas de atuação, inclusive com títulos de mestres, doutores e detentores de prêmios nacionais e internacionais naquilo que fazem. São pessoas que, além de transmitirem conhecimento, tornam-se exemplos de superação a serem seguidos por seus alunos. E o mais importante, são referências, criando um ciclo positivo de inspiração e boas perspectivas.

A responsabilidade social sempre foi uma marca da Instituição que, recentemente, tem valorizado fortemente seus núcleos de pesquisa e apoio aos estudantes, que trabalham diretamente ações com foco no desenvolvimento da sociedade, muito além da formação. São alunos que têm suas vidas transformadas e, ao mesmo tempo, ajudam a transformar outras vidas através de diversas atividades, incorporadas direta ou indiretamente, às suas matrizes curriculares e aos seus cursos. Muito mais do que a formação técnica, igualmente importante, trata a formação humana e a abertura de horizontes para um mundo de oportunidades. Exemplos dessas ações acontecem muito no Centro de Empreendedorismo (Face) e no Laboratório de Inovação Social (LIS) da Facens, como também em outros Centros de Inovação e setores da Faculdade.

O resultado de tudo isso? Além de um alto índice de envolvimento e engajamento dos alunos colaboradores e professores, a transformação das atitudes de toda a comunidade e a melhoria no acesso às oportunidades para milhares de pessoas impactadas direta ou indiretamente. Um trabalho que gera resultados importantes, mas acima de tudo, cria uma conscientização de que o caminho da transformação destas vidas é possível e perfeitamente atingível. Uma realidade dimensionada pela dedicação e avaliada pelo sucesso destes cidadãos.

Fabiano Prado Marques é professor doutor e vice-diretor da Facens

Galeria

Confira a galeria de fotos