Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima do Mundial

Sonhos, futebol e torcida: a Copa no imaginário infantil

Entre otimismo, ansiedade e muita criatividade, pequenos torcedores já entram no clima do Mundial

23 de Maio de 2026 às 23:48
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
..
.. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

A expectativa para a Copa do Mundo já começa a tomar conta do imaginário das crianças. Entre torcida pelo Brasil, jogadores favoritos e sonhos dentro de campo, elas mostram como o futebol segue sendo uma das maiores paixões da infância.

Para muitas crianças, a Copa é sinônimo de alegria e emoção, mesmo com um pouco de ansiedade sobre o desempenho da seleção.

“Eu tô feliz de acompanhar a Copa, mas triste porque eu acho que o Brasil vai ser eliminado”, disse Pedro Moreira Gonçalves, 10 anos.

Já outros estão mais otimistas. “Eu acho que o Brasil vai ser campeão da Copa”, contou Francisco B. Mosca, 5 anos, que já se prepara para torcer com corneta e decoração verde e amarela.

Entre os entrevistados, o sentimento de orgulho pelo País aparece forte: “Porque sou brasileiro”, disse Mateus Fazolli Santos Silva, 11 anos, ao explicar sua torcida pelo Brasil. Ele também afirmou: “Eu acho que vai ser uma Copa do Mundo emocionante, porque vai ser a última de grandes jogadores e a primeira de vários talentos”.

Sobre jogadores favoritos e inspiração, os ídolos do futebol também fazem parte das conversas. Entre os nomes mais citados estão Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Kylian Mbappé.

Pedro disse que gostaria de ver gols bonitos, dribles e até gols de bicicleta. Já Larissa Lago, 10 anos, sonha em ver gols do meio-campo.

Futebol no dia a dia

O futebol também faz parte da rotina. As crianças jogam na escola, no clube, na rua e até em casa. “Eu jogo futebol todos os dias com meus amigos”, contou Pedro.

Os jogos são cheios de criatividade: “A gente joga onde dá, na garagem, na quadra, na rua e até dentro de casa com bola de pano”, completou.

Para muitos, a Copa aumenta ainda mais a vontade de jogar. “Sim, porque eu quero jogar igual aos jogadores”, disse Lorenzo Lago, 8 anos.

Clima de Copa em casa e na escola

A preparação para os jogos já começou para algumas crianças, com camisetas, bandeiras e decoração nos quartos.

“Coloquei a bandeira do Brasil no meu quarto e o tema do meu aniversário foi a Copa”, contou Lorenzo. Já Francisco disse que gosta de usar a camisa e se preparar para torcer.

Entre as tradições, aparecem comidas e festas em família. “Quero que chegue a Copa pra ter churrasco e pipoca verde e amarela”, disse Manoela Moreira Gonçalves, 5 anos.

Álbum de figurinhas

O álbum da Copa também virou febre entre as crianças. Trocas com amigos e familiares fazem parte da diversão. Para Larissa e Lorenzo, completar o álbum é um desafio, mas o mais difícil mesmo é esperar os jogos começarem.

Sonhos e imaginação

As respostas mostram que a Copa vai muito além dos jogos. As crianças imaginam estádios lotados, torcidas vibrando e até a chance de estar em campo.

“Eu estaria muito feliz e gritaria junto com a torcida”, disse Larissa. Já Lorenzo foi direto: “Eu jogaria muito!”.

Para Mateus, a Copa também é um momento de união: “Sim, porque é uma paixão do País”.

Sobre lembranças de outras Copas, Larissa cita maquiagem verde e amarela, pipoca e comemorações em família. “Lembro que assisti aos jogos na casa do meu tio com minha família e foi muito legal. Andamos de carro buzinando na rua”, completou Lorenzo.


Galeria

Confira a galeria de fotos