Você e seu cachorro podem ser mais parecidos do que imaginam!
Você já ouviu alguém dizer que o cachorro parece com o dono? Pois é, isso pode ser verdade! Pesquisadores descobriram que pessoas e seus cães costumam ter jeitos parecidos — até no comportamento e na saúde!
A psicóloga Mariana Hess, do Instituto de Psicologia da USP, explica que o modo de ser do tutor (quem cuida do cão) pode influenciar o jeito do animal. “Pessoas mais calmas costumam ter cães tranquilos. Já quem é mais agitado pode deixar o cão mais ansioso também”, diz ela.
Segundo Mariana, isso acontece porque o cachorro percebe o humor e até o tom de voz de quem vive com ele. “O cão sente quando estamos nervosos ou tristes e reage a isso.” Conviver com um cão é ótimo para o coração e para a cabeça! Mas a especialista lembra que a amizade precisa de equilíbrio. “Quando o tutor fica muito grudado no pet, pode ficar ansioso — e o cão também.”
Quando dono e cachorro têm ritmos parecidos, tudo vai melhor. “Tutores que gostam de passear e brincar costumam ter cães mais felizes e sociáveis”, explica. Passear e brincar com o cão também faz bem para corpo e mente. “Quem sai com o pet faz mais exercícios, e isso ajuda na saúde física e mental dos dois.”
Antes de adotar, é bom pensar se o cão combina com o seu jeito e rotina. “Há cães mais calmos e outros cheios de energia. Tudo isso conta para a convivência dar certo”, diz Mariana. Ela lembra que os cães adultos também podem ser ótimos companheiros. “Com eles, já dá para saber o temperamento e o nível de energia, o que facilita a escolha do amigo certo.” (Da Redação, com informações da Agência SP)