Trinca-ferro

Por Cruzeiro do Sul

O trinca-ferro tem bico forte, asas verdes e listras pretas na garganta que parecem um bigodinho! Só o macho canta

Nome popular: Trinca-ferro
Nome científico: Saltator similis (D’Orbigny & Lafresnaye, 1837)

Ele possui um dos cantos mais conhecidos do Brasil. Dizem que parece que ele fala: “bom dia seu Chico”. Estamos falando do trinca-ferro. Que tal aprendermos mais sobre ele?

Observe a foto! Ele possui as asas esverdeadas, o corpo, a cabeça e a cauda acinzentadas e uma listra branca acima dos olhos (sobrancelha). Sua garganta é branquinha com suas listras pretas, uma de cada lado, parecendo bigode. A barriga é acinzentada com tons alaranjados. Seu bico é forte e cinza, perfeito para quebrar sementes duras, por isso ele ganhou o nome de “trinca-ferro”. Machos e fêmeas têm a mesma aparência, mas apenas o macho canta, enquanto a fêmea apenas pia. Mede cerca de 20 centímetros.

Adora bordas de matas, capoeiras e clareiras, sempre perto de árvores. Ele prefere ficar entre o meio (sobosque) e o topo das copas (dossel). É onívoro, ou seja, come de tudo! Ele adora frutas, como as da aroeira, mas também se alimenta de insetos, sementes, folhas e até flores, como as do ipê. Quando é filhote, sua dieta tem mais insetos, que dão a energia necessária para crescer forte.

Constrói seu ninho em arbustos, a cerca de um a três metros de altura. Ele usa folhas secas, galhinhos e raízes macias para fazer uma espécie de tigela frouxa. Põe de dois a três ovos azul-claros com pintinhas pretas, que são chocados por cerca de 13 a 15 dias. Os filhotes ficam no ninho por algumas semanas até estarem prontos para voar, sendo cuidados pelos pais durante todo esse tempo.

Faça sua parte: Infelizmente, o trinca-ferro é muito visado por caçadores ilegais por causa de seu lindo canto. Para proteger essa espécie, podemos tomar algumas atitudes simples: nunca comprar pássaros silvestres e plantar árvores nativas em nossa cidade para dar alimento e abrigo a eles. O trinca-ferro é um amigo da natureza e merece nosso cuidado. Que tal ficar de olho na próxima vez que for a um parque? Quem sabe você não avista um cantando por aí?

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)