Araras ganham penas novas para voltar a voar!

Por Cruzeiro do Sul

Desenvolvido no Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras) de São Paulo, desde 2008, o implante de penas já beneficiou 113 aves de 19 espécies diferentes

Uma missão especial está ajudando araras-azuis-de-lear a voar de novo e a voltarem para a natureza! Essas aves lindas, que só existem no Brasil, foram resgatadas do tráfico de animais e estavam com as penas das asas quebradas, o que impedia o voo.

Mas a bióloga Lilian Sayuri, de São Paulo, foi até o sertão da Bahia com uma solução incrível: um implante de penas! Com muito cuidado, ela encaixa novas penas no lugar das danificadas, como se fosse um curativo mágico. Em poucos minutos, as araras já conseguem bater as asas outra vez! O procedimento é rápido e não dói nada. As penas usadas vêm de um banco especial, onde ficam guardadas centenas de penas de várias espécies. Tudo é feito com carinho para que as aves tenham uma vida livre e feliz. O trabalho é feito por especialistas que cuidam da saúde e do bem-estar dos bichos.

A arara-azul-de-lear é uma espécie ameaçada de extinção. Já foram apenas 200 no mundo! Hoje, são mais de 2.000 – mas ainda precisamos proteger cada uma delas. Com essa técnica brasileira e muito trabalho em equipe, as araras têm uma nova chance de viver livres no céu da caatinga! (Da Redação, com informações da Agência SP)