Bicho-preguiça é cuidado e volta para a natureza

Por Cruzeiro do Sul

Bichos-preguiça vivem só nas Américas; no Brasil, há cinco espécies diferentes

Desde 2024, o Cetras-Registro – Centro de Triagem de Animais Silvestres – já recebeu 591 animais que precisavam de ajuda. Um bicho-preguiça machucado foi tratado com muito cuidado e solto de volta em seu habitat natural, perto do centro.

Esse bicho-preguiça, da espécie Bradypus variegatus, chegou ao Cetras com ferimentos nas patas, provavelmente causados por atropelamento na rodovia Régis Bittencourt. Ele passou mais de um mês recebendo tratamento até ficar totalmente recuperado.

A secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Natália Resende, participou da soltura e explicou que cuidar dos animais é muito importante para proteger a natureza e a biodiversidade.

O Cetras-Registro é um centro que recebe muitos animais, como aves, mamíferos e répteis. Desde que foi inaugurado, mais de 130 bichinhos já foram tratados e devolvidos à natureza. Atualmente, muitos outros ainda recebem cuidados.

Você sabia? Os bichos-preguiça vivem só nas Américas e, no Brasil, existem cinco espécies diferentes. Eles são lentos, vivem pendurados nas árvores com suas garras compridas, se alimentam de folhas e frutas, e podem viver até 35 anos! (Da Redação, com informações da Agência SP)