Guacarava-grande
Nome popular: Guaracava-grande
Nome científico: Elaenia spectabilis (Pelzeln, 1868)
Olá observador de aves! Hoje vamos conhecer a guaracava-grande, uma ave tímida, mas cheia de surpresas. Preparado para mais essa aventura?
Observe a foto! Possui o corpo cinza-oliva, com peito acinzentado e barriga amarela bem forte! Suas asas têm três faixas brancas bem visíveis, o que ajuda muito a reconhecê-la. Ela tem um topetinho baixinho e discreto, e o bico é preto com a base inferior rosada. Mede cerca de 20 centímetros.
Prefere viver nas bordas das florestas, capoeiras, matas secas, cerrados e campos com árvores. Pode ser encontrada também em praças e parques nas cidades. Ela é uma ave migratória, ou seja, ela faz grandes viagens durante o ano, mudando de lugar para encontrar clima melhor para se alimentar e reproduzir. Ela se reproduz no sul e centro do Brasil durante o verão e depois viaja para o norte do País e Amazônia no inverno. Alguns indivíduos permanecem o ano todo no mesmo lugar.
Ela se alimenta de frutas e insetos, como mosquinhas e besouros. Quando vê um petisco, voa rapidinho, pega e volta pro galho de onde saiu.
Constrói seu ninho em formato de copinho, com musgos, fibras e penas, escondido de 4 a 6 metros de altura em galhos de árvores. Ela põe dois ovinhos, que chocam por cerca de 14 a 15 dias. Os filhotes saem do ninho entre 17 e 19 dias e recebem cuidado dos pais nesse período.
Faça sua parte: Você tem um superpoder: o de ensinar os outros a cuidar da natureza! Explique para seus amigos e familiares que é importante preservar as florestas, plantar mais árvores com frutos, não usar veneno nas plantas e proteger os ninhos que encontrarem.
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)